Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), em Vila Estância Nova, começa a receber apenados nos próximos dias. Foi confirmada à reportagem da Folha do Mate, no início desta tarde, que na quarta-feira, 1º, ocorre a inauguração da casa penal, em Venâncio Aires. O horário do ato ainda não foi confirmado.
O Chefe do Gabinete do Estado está no município nesta segunda-feira e participa de uma reunião com o prefeito Airton Artus, a fim de, detalhar os trâmites. A partir deste ato o presídio começará a ser ocupado. O governador em exercício, o desembargador José Aquino Flôres de Camargo, presidente do Tribunal de Justiça deve participar da solenidade.
SAIBA MAIS
Penitenciária de Venâncio vai receber cem presos do Presídio Central
Susepe retoma transferências de detentos
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) iniciou nesta segunda-feira, 29, o processo de transferências de presos do pavilhão C do Presídio Central para a Penitenciária Modulada de Montenegro (PMM).
Atualmente, a unidade abriga 363 presos. Eles serão removidos até 8 de outubro, quando o pavilhão C será totalmente desativado e estará pronto para demolição.
A retomada das transferências foi acertada em reunião na última sexta-feira (26), com integrantes do Governo do Estado e do Tribunal de Justiça. Além de um módulo com 500 vagas, a PMM passa a receber presos do Central novamente depois das transferências realizadas nos meses de julho e agosto.
Conforme o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, solucionar a questão da superlotação do Presídio Central era prioridade. “Trabalhamos muito para criar vagas e melhorar as condições do sistema prisional”.
Gelson afirmou que em outubro começam as transferências para a nova penitenciária de Venâncio Aires, com 529 vagas, sendo 200 destinadas a presos da região que estão no Central ou em outras unidades prisionais da Região Metropolitana.