Paralelo à organização da estrutura e da programação da 16ª Fenachim, segue a divulgação do evento, agendado para ocorrer de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão. À frente deste trabalho estão as soberanas, que carregam a missão de divulgar o município, as potencialidades e atrativos e, claro, fazer o convite para a festa.
Faltando exatos dois meses para a festa, a Folha do Mate conversou com a rainha Veridiana Röhsler, que ao lado das princesas Lavínia Giehl e Alexandra Keller, vive a expectativa para a apresentação dos trajes sociais, agendada para o dia 2 de abril. Neste mesmo dia ocorre a apresentação da programação completa da festa. Confira a entrevista abaixo.
Folha do Mate – Como está a expectativa para apresentação da programação completa da Fenachim e dos trajes sociais?
Veridiana Röhsler – Acredito que, assim como a nossa, a expectativa da comunidade também está grande. Isso deixa o sentimento ainda mais especial, pois percebemos na Capital do Chimarrão uma vontade grande de retomada. Muitos nos perguntam sobre a programação da festa e também sobre nossos trajes. O que sempre adiantamos é que podem esperar só coisa boa. A festa que tem o sabor do Rio Grande, também tem aroma de tradição. Todas as culturas são importantes e têm evidência dentro da Fenachim, mas a principal é a nossa. Por isso, aguardem muita atração tradicionalista, regional e local. Além de três shows nacionais já divulgados, haverá valorização e reconhecimento a tudo que representa, verdadeiramente, o gaúcho e o estado do Rio Grande do Sul.
O que você pode nos antecipar sobre os trajes sociais?
Ao longo dos anos, sempre vi os vestidos como genuínas representações da Fenachim e do município. Os trios que nos antecederam, vestiram peças bordadas de representatividade em cada detalhe. E agora não será diferente. Nossos trajes vêm para enaltecer ainda mais o chimarrão, a erva-mate e os povos que fizeram parte da nossa colonização. São peças que precisam ser vestidas e admiradas com respeito, pois trazem consigo uma rica história. Venâncio Aires, seu povo e a bebida-símbolo dos gaúchos seguirão sendo carregados, não só em nossos corações e nossas mãos, mas também em nossa vestimenta.
A agenda de divulgação começa a se intensificar? Algum destaque em especial na agenda, para as próximas semanas?
O mês de março será de intensificação em nossa agenda de compromissos, o que nos deixa muito felizes, pois significa que as atividades estão voltando e as pessoas se divertindo. Teremos inúmeras ações dentro do município de Venâncio Aires, mas também na região. A convite de cidades vizinhas, iremos acompanhar escolhas de cortes e programações festivas. Ao mesmo tempo, estamos em período de produção de materiais publicitários, em fotos e vídeos, que circulam e são entregues durante nosso trabalho de divulgação. Para finalizar, gostaria de agradecer a oportunidade e dizer que estamos muito contentes com tanto carinho recebido até aqui. Assim como nossa divulgação se intensifica, as trocas de sorrisos e conversas amigas também aumentam. Em Venâncio e outros lugares do estado, nosso trio é recebido com a hospitalidade de uma roda de mate. Que possamos seguir trabalhando, sorrindo e entregando a todos o que haverá de mais bonito na 16ª Fenachim.