O período de inscrição para interessados em se candidatar às vagas de conselheiro tutelar em Venâncio Aires segue até o dia 24 de maio. Segundo a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Daiane Führ, essa é uma forma de oportunizar que novos interessados façam a inscrição e que os 17 que não tiveram a candidatura homologada por falta de entrega de documentos possam concluir a solicitação. “Os candidatos podem acessar o site da Prefeitura para saber os documentos que faltam”, afirma.
Daiane explica que o processo foi reaberto, com isso os candidatos que tiveram negativa da homologação da inscrição devem levar toda a documentação novamente e atentar para o que não estava correto. “Alguns são documentos simples, como a comprovação de residência de no mínimo dois anos no município. Eles têm uma nova oportunidade a partir de agora”, diz. Além disso, interessados que não chegaram a fazer a inscrição podem se candidatar até a data-limite.
Para se candidatar, entre outras exigências é necessário comprovação de no mínimo dois anos de experiência (com 500 horas de atuação) em atendimento direto ou em entidades que trabalham com crianças e adolescentes. Após a definição dos candidatos aptos a seguir no processo seletivo, será aplicada uma prova de conhecimentos específicos e teste psicológico. Os aprovados passam por capacitação obrigatória para concorrer à eleição.
ELEIÇÃO
A partir do dia 26 de agosto os candidatos podem começar a campanha eleitoral. A votação será realizada no dia 6 de outubro e cinco titulares e cinco suplentes serão eleitos para compor o órgão de defesa da criança e do adolescente. Conforme edital publicado na quinta-feira, 9, seis pessoas tiveram a candidatura aceita para participar das próximas etapas do processo até o momento.
Mais informações sobre o processo e edital completo podem ser acessados junto ao Mural da Prefeitura Municipal e no site www.venancioaires.rs.gov.br.
CALENDÁRIO
24 de maio: Fim do período de inscrições junto ao Protocolo Geral da Prefeitura
27 a 29 de maio: Análise dos requerimentos de inscrições
30 de maio: Publicação da lista dos candidatos com inscrições deferidas
7 de julho: Data provável da aplicação da prova objetiva de conhecimentos
Agosto: Aplicação do teste psicológico e capacitação
26 de agosto: Prazo de realização da campanha dos candidatos
6 de outubro: Dia da votação
7 de outubro: Divulgação do resultado da votação
10 de janeiro de 2020: Posse e diplomação dos eleitos