Com informações de Rui Borgmann/AI Prefeitura.

Na última sexta-feira, 06, representantes da Secretaria de Agricultura, Emater e Associação de Piscicultores de Venâncio Aires (Apiva) se reuniram na Prefeitura para debater o programa do governo estadual ‘Irrigando a Agricultura Familiar’, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado, em parceria com prefeituras e a Emater. Um dos objetivos é que os agricultores possam encontrar na piscicultura alternativa a outras culturas, além de armazenar água da chuva e amenizar problemas em épocas de estiagem.
Em Venâncio Aires, mais 10 associados da Apiva receberão subsídio do governo para a construção dos açudes, que para o beneficiado custaria mais de R$ 20 mil. Com o incentivo, ele só paga 20% desse total. Além disso, recebe assessoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para a implantação e liberação ambiental. No ano passado, nove agricultores receberam este mesmo incentivo. Para este ano, a Emater é responsável por realizar a seleção dos beneficiados, que necessitam ser sócios da Apiva.

Estiveram reunidos com o prefeito em exercício, Giovane Wickert, o secretário municipal de Agricultura, Fernando Heissler, o presidente da Apiva, Itor Coutinho, o vice-presidente Inácio Guterres, o chefe da coordenadoria local da Emater, Vicente Fin e o vereador pelo PT, Edemir Freda. “é mais uma alternativa para atrair os jovens a permanecerem no campo, quem sabe criando gosto para a pesca, que é mais uma diversificação de cultura”, frisou Wickert.