A partir desta sexta-feira, 28 , as instituições financeiras brasileiras irão oferecer o Pix por aproximação, uma nova modalidade de transferência via Pix que dispensa a necessidade de digitar a senha bancária. A funcionalidade, semelhante aos pagamentos por aproximação de cartões de crédito e débito, estará disponível apenas para celulares Android inicialmente.
Para realizar uma transação via Pix por aproximação, o cliente basta encostar o celular na maquininha de cartão habilitada com a tecnologia Near Field Communication (NFC). Nas compras online, o pagamento será concluído com um único clique, sem a necessidade de escanear o Código QR ou utilizar a função Copia e Cola do Pix.
O limite máximo por transação é de R$ 500, mas os clientes podem definir limites mais baixos e um valor máximo diário para esta modalidade de Pix.
Até o momento, o Pix por aproximação estava em fase de testes, com a participação de diversos bancos e instituições de pagamento. Para oferecer o recurso, todas as instituições financeiras associadas ao open finance precisarão estar no Google Pay, pois atualmente é a única carteira digital cadastrada como iniciadora de pagamento no Banco Central. Isso significa que, por enquanto, o Pix por aproximação só estará disponível para dispositivos Android que utilizam o Google Pay. Alguns bancos, como Bradesco e Banco do Brasil, também oferecem a tecnologia dentro de seus próprios aplicativos.
Como habilitar o celular e o Google Pay
- Habilitar a tecnologia NFC no celular, na abas “Configurações” e, em seguida, “Conexões” ou “Dispositivos conectados;
- Abrir o aplicativo Carteira do Google;
- Clicar em “Adicionar à carteira”, na parte inferior do aplicativo;
- Clicar em “Cartão de pagamento”;
- Clicar em “Novo cartão de débito ou de crédito”;
- Seguir as demais instruções.
Como usar o Pix por aproximação no aplicativo do banco
- Abrir o aplicativo do banco e escolher a opção “Pix por aproximação”;
- Aproximar o celular do Código QR exibido na maquininha;
- Seguir as demais instruções do aplicativo;
- Procedimento pode variar conforme a instituição financeira. No Banco do Brasil, o aplicativo pedirá a senha bancária para transações acima de R$ 200.
*Com informações da Agência Brasil.
Artigo gerado com IA, revisado e editado por Manoela Carvalho