Foto: Castanhel Engenharia/Divulgação
Foto: Castanhel Engenharia/Divulgação

No dia 14 de janeiro, a Alliance One Brasil anunciou a centralização de 100% do processamento do tabaco produzido pela empresa na unidade de Venâncio Aires, a partir da safra 2027. Com a decisão, a companhia do setor de tabaco encerrará as atividades industriais na cidade de Araranguá, em Santa Catarina, após a conclusão da safra 2026, consolidando Venâncio como o principal polo industrial da empresa no país.

Já o destino da estrutura em solo catarinense já está definido. Nesta semana, a Baly Bebidas do Brasil, marca de energéticos, anunciou nas redes sociais que o complexo industrial de Araranguá – atualmente ocupado pela Alliance One – será a nova fábrica da empresa. Fundada em 1997, no município de Tubarão, a Baly mantém atualmente duas fábricas nesta cidade e outra em Treze de Maio, ambas localizadas no sul de Santa Catarina.

O complexo industrial possui cerca de 500 mil metros quadrados de área total, sendo 100 mil metros quadrados de área construída, e passará a abrigar o quarto parque fabril da Baly. Com o investimento, a empresa de bebidas projeta expansão logística, além do lançamento de novos produtos.