Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate
‘Blitz’ no trânsito era uma das atividades do PM Miriam

O projeto PM Mirim da Brigada Militar de Venâncio Aires está desativado por tempo indeterminado. Conforme o capitão da 3° Companhia da BM no município Rafael Tiarajú de Oliveira, a iniciativa não mais é realizada desde o ano passado em função da falta de verbas para transporte dos alunos, alimentação dos participantes e materiais.

Além disso, a falta de efetivo, pois o PM Mirim necessita de um policial específico para as atividades com as crianças, também é um dos motivos. De acordo com ele, não há previsão para o retorno do projeto. “Foi uma iniciativa que trouxe ótimos resultados. Infelizmente, no momento, não temos como reativar.”

O PM Mirim havia sido criado em 2011 para crianças de sete até 13 anos e era desenvolvido no turno oposto ao escolar. Foram desenvolvidas atividades lúdicas, aulas de educação física, de música, de educação no trânsito, de ética e cidadania, além de atividades externas. Os participantes aprenderam as normas da polícia militar, faziam hora cívica e participaram dos desfiles de 7 de setembro. O grupo também realizou ‘blitzes’ de trânsito na rua Osvaldo Aranha.

Já o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), também da Brigada Militar, é realizado, normalmente. A iniciativa recebe verbas do Estado e auxílio de empresas para as camisetas e materiais da formatura dos estudantes que participam. O mentor do Proerd no município é o soldado Moisés Bica de Assunção. Ele atua com demais intrutores. A formatura dos alunos do 5° e 7° ano irá ocorrer entre os meses de agosto e setembro.

Neste semestre, participaram estudantes do 3°, 5° e 7° das escolas da cidade e interior como 11 de maio, Monte das Tabocas, Alfredo Scherer, José de Oliveira Castilhos, Brígida Fagundes do Nascimento, Bennno Breuning, Leontina, Wolfram Metzler e Frida Reckziegel.