O PMDB, partido com o maior número de filiados em Venâncio Aires, próximo de 1,8 mil, realiza neste sábado, 29, na sede da comunidade de Bela Vista, sua convenção partidária para eleger o novo diretório e escolher a nova excecutiva.
Durante a semana duas chapas chegaram a ser inscritas para disputar a eleição do diretório, composto por 45 membros titulares, 15 suplentes, Comissão de ética
e Delegados Representantes. José Ademar Melchior, vereador que preside o PMDB, indeferiu a chapa ‘dois’, que era denominada ‘Tradição’, inscrita pelo ex-vereador Paulo Mathias Ferreira, e aprovou a chapa ‘um’ denominada de ‘Renovação’, apresentada por Paulo Henrique Costa. Até esta quinta-feira, 27, a chapa de oposição poderia ter regularizado as pendências de inscrição, mas antes disso aconteceu um entendimento para formação de chapa única, mesclando nomes das duas propostas iniciais.
Zecão disse na quinta-feira que o prazo para inscrição de chapas era até sexta-feira e duas foram apresentadas. Na segunda-feira, 24, a executiva se reuniu e indeferiu a chapa 2, de acordo com determinações legais do partido.
Um confronto se encaminhava, com uma ala liderada por Zecão e outra reunindo nomes mais antigos do PMDB. Na quarta-feira Paulo Mathias Ferreira e Zecão se reuniram e chegaram a um acordo; retirar as duas chapas e construir uma nova chapa, reunindo nomes das duas chapas iniciais.
Paulo disse que encaminhou a chapa 2 denominada de ‘Tradição’ a pedido de um grupo de partidários, mas que não tem intenção de voltar a participar ativamente da política. Ele foi vereador por sete mandatos consecutivos, presidiu o partido e na última eleição deixou de concorrer à reeleição para se dedicar exclusivamente à advocacia. Ele citou que uma segunda chapa foi criada pelo fato da chapa situacionista ter deixado nomes importantes do PMDB fora da lista. No entendimento foram ‘aparadas as arestas’ e saiu uma chapa única. “é melhor para o partido e acordamos também que o Zecão vai ser candidato único para a presidência da executiva no sábado”, destacou Ferreira.
Zecão também se mostrou satisfeito com o desfecho. “A disputa com duas chapas poderia provocar um racha interno que não é de interesse do PMDB.” Presidente por dois anos, o vereador será reconduzido para mais um mandato de dois anos na direção do partido.
Após a convenção, que ocorre das 11h às 13h na sede da comunidade de Bela Vista neste sábado, o partido terá como tarefa escolher dirigentes em outras instâncias, como PMDB Mulher, PMDB Jovem. Mas a principal decisão que o partido precisará tomar é definir se vai participar da eleição de 2016 com candidato próprio a prefeito ou vai coligar com o PDT, indicando um vice, como vem sendo especulado. Neste aspecto existem duas correntes dentro do PMDB. Uma que quer ter candidato e outra que quer negociar uma coligação.
Zecão, além de continuar na presidência do partido, assume em 2016 a presidência da Câmara de Vereadores, conforme acordo com o PDT no final do ano passado, para eleger Ana Claudia Teixeira (PDT) presidente e Zecão vice.