Chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, realizou práticas corretas de podas em frutíferas (Fotos: Júlia Brandenburg)
Chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, realizou práticas corretas de podas em frutíferas (Fotos: Júlia Brandenburg)

Apesar do vento e da temperatura fria em Linha Canto do Cedro, no interior de Venâncio Aires, cerca de 30 pessoas participaram do Dia de Campo na propriedade da família Lucini. O encontro, conduzido pelo chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, abordou aspectos sobre poda, adubação, uso de produtos biológicos e apresentação de maquinário para a atividade.

Segundo Fin, a poda é fundamental para que o produtor obtenha frutas de melhor qualidade, mais bonitas e maiores. Além disso, facilita a colheita, pois os frutos ficam em altura mais acessível. “Outro fator importante é na hora da compra da muda. Muitas pessoas acham que a maior e mais alta, ou mesmo a que já tenha frutos, será mais produtiva, mas isso não é verdade”, alertou.

De acordo com o engenheiro agrônomo, o objetivo é mostrar que algumas pragas representam problemas e precisam de controle para qualificar a produção. “Com a poda, é possível melhorar as condições dos pomares domésticos e possibilitar frutas de melhor qualidade.”

Embora a principal produção da propriedade do agricultor Fernando Lucini seja o tabaco, também há espaço para o pomar e quintas orgânicos. Ele recebeu os participantes com satisfação e destacou a importância do evento. “É muito gratificante poder proporcionar essa tarde de experiências aqui em casa. É importante falar sobre o manejo correto das podas em árvores frutíferas, tanto na época certa quanto na forma adequada, escolhendo os galhos corretos para retirada.”

Participaram da tarde de estudos e trocas de experiências produtores rurais, extensionistas da Emater, empresas parceiras, a prefeita em exercício, Izaura Landim, o secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Landim, e a imprensa.

O próximo evento da Emater no interior da Capital do Chimarrão será na terça-feira, 19, na propriedade de Zeno Eichelberger, em Linha Hansel. A atividade, também sobre poda de frutíferas, desta vez com foco em parreiras. A participação é aberta a todos os produtores interessados e não requer inscrição.

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos