Operação conjunta está sendo realizada em Santa Cruz (Fotos: Polícia Civil/Divulgação)
Operação conjunta está sendo realizada em Santa Cruz (Fotos: Polícia Civil/Divulgação)

Rio Grande do Sul - Na manhã desta segunda-feira, 19, agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, deflagraram a denominada ‘Operação Reação. A ação, em conjunto com a Brigada Militar e que contou com apoio do canil da Polícia Penal da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, e da RGE, teve foco específico no combate à receptação de objetos furtados no município. O delegado regional, Jáder Robeiro Duarte,a companhou a operação.

De acordo com o delegado Guilherme Dill, que responde pela 1ª DP, a operação é resultado de uma investigação que identificou nove pontos suspeitos de receptação, especialmente de fios, cabos elétricos e outros materiais oriundos de furtos, prática que tem impulsionado o aumento dos crimes patrimoniais em Santa Cruz. A partir de monitoramento, diligências e registros fotográficos, esplicou o delegado, foram representados e deferidos mandados de busca e apreensão para os locais investigados.

Os mandados foram cumpridos em diversos bairros do município, de forma estratégica e simultânea, incluindo bairros como Goiás, Bom Jesus, Arroio Grande, Faxinal e região central, entre outros pontos mapeados.

O delegado Guilherme Dill, que coordenou a operação, destacou que “não será tolerada a atuação criminosa em Santa Cruz do Sul, independentemente do valor do furto ou da gravidade do crime. A Polícia Civil atuará com firmeza para interromper essas cadeias criminosas”.

O comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Cristiano Cuozzo Marconatto, ressaltou que “os furtos só se mantêm porque existem receptadores que absorvem o produto do crime. Por isso, sempre que houver aumento desses delitos, o foco das forças de segurança será direcionado a quem fomenta essa prática”.

O delegado regional, Jader Ribeiro Duarte, enfatizou que “ações integradas entre as instituições de segurança pública são fundamentais para fortalecer a prevenção, a repressão qualificada e a sensação de segurança da comunidade”.

O delegado observou que os resultados da operação, incluindo apreensões e eventuais prisões, serão divulgados ao longo do dia, após a consolidação de todas as diligências realizadas.