Ações preventivas da BM contribuem para os baixos indicadores criminais em Mato Leitão

-

Dados da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul mostram que, no ano passado, Mato Leitão teve 44 registros de ocorrência, cinco a mais do que em 2019, quando foram feitas 39 denúncias. O maior número de boletins de ocorrência de 2020 foram referentes a furtos, totalizando 25. Depois, aparecem os casos de estelionato, com nove; posse de entorpecentes e abigeato, com quatro registros cada um; e furto de veículo vem em seguida, com duas denúncias.

Ainda, conforme o levantamento, outubro foi o mês com maior número de registros: foram cinco de furtos, um de abigeato e um de estelionato. Já fevereiro e novembro foram os períodos com menor número de denúncias, foi uma em cada mês, ambas referentes a furtos. Em relação a 2019, os casos de furtos, abigeato, furto de veículo e estelionato aumentaram. Já nos indicadores de latrocínio, roubos e posse e tráfico de entorpecentes diminuíram.

De acordo com o soldado e comandante do Grupamento Policial Militar (GPM) de Mato Leitão, Cristiano Figueiró Santos, as ações de prevenção realizadas pela Brigada Militar são de extrema importância para coibir a ocorrência de crimes no município. “Quando a cidade está tranquila significa que nosso serviço preventivo está funcionando”, ressalta.

As atividades de policiamento preventivo desenvolvidas pela BM envolvem patrulhamento, principalmente durante o horário do comércio e dos bancos. “Nesse período buscamos dar uma atenção maior para o Centro, mas também realizamos patrulhamentos no interior”, comenta Figueiró. Ele também relata que a câmera de videomonitoramento instalada na região central auxilia muito no trabalho de planejamento da Brigada Militar.

“É mais um olho para nós”, acrescenta. Ele explica que, por meio das imagens feitas pelo equipamento, é possível analisar quais são os horários de maior movimentação de pessoas e de veículos e, até mesmo, no comércio. “Com isso, conseguimos nos programar para a realização de ações ostensivas e preventivas. Muita coisa conseguimos coibir por causa da nossa presença na comunidade”, avalia. Atualmente, o efetivo da BM do município conta com cinco policiais militares.

Furtos

Segundo o comandante do GPM de Mato Leitão, a maioria dos furtos registrados no município em 2020 aconteceu no interior, normalmente em locais de difícil acesso. “Várias residências nas quais ocorreram esses furtos são casas que, quem passa na estrada, nem sabia que existiam”, relata.

Além disso, ele observa que muitas residências que foram alvo de furtos não têm pessoas residindo durante a semana, sendo utilizadas apenas nos fins de semana. “Procuramos patrulhar bastante durante a noite pelo interior, mas, ainda assim, o furto é um tipo de ocorrência mais complicada de lidar”, comenta.

Além do patrulhamento pela região central e pelas localidades do interior, outra estratégia usada pela Brigada Militar de Mato Leitão são as abordagens de pessoas desconhecidas ou que estejam em atitude suspeita. O GPM do município também conta com o apoio da BM do município vizinho de Venâncio Aires, principalmente através da Patrulha Comunitária do Interior (PCI), que semanalmente colabora com as atividades de patrulhamento.

A parceria com os moradores do município também tem sido uma importante aliada no combate aos crimes. “No geral, a comunidade tem colaborado muito, sempre que os moradores percebem algo diferente, nos comunicam. Esse apoio nos ajuda bastante.” A orientação de Figueiró é que esse trabalho conjunto com os moradores continue, principalmente no que diz respeito ao combate aos furtos. “É importante que as pessoas continuem informando qualquer movimentação suspeita para a Brigada Militar”, destaca.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido