Inspira cuidados o estado de saúde do agricultor Antônio Alcir Coutinho, 50 anos. Ele foi agredido e assaltado domingo à noite, na propriedade onde vive com a família, no interior de Venâncio Aires. Alcir Coutinho, como é conhecido, levou coronhadas e um tiro e segue internado no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. Os marginais roubaram dinheiro e jóias e fugiram com a caminhonete da vítima, uma VW Amarok prata, placa IWL-8020. Nas redes sociais, o filho Douglas pediu que as pessoas orem pelo pai.
O assalto foi praticado por volta das 22h. O agricultor já estava dormindo, quando dois indivíduos invadiram a sua propriedade, em Linha Picada Nova, e foram direto a um galpão. Eles renderam um rapaz que trabalha na propriedade e o obrigaram a ir até a casa dos patrões e mentir que estava doente. “Mandaram ele dizer que estava com dores e pedir um remédio para a minha mãe”, comentou o filho da vítima.
Assim que ouviu a voz do rapaz, a mulher abriu a porta e foi surpreendida pela dupla. Além dela, havia uma filha acordada. Os assaltantes mandaram chamar o agricultor e ele viu a dupla roubar dinheiro e jóias. As agressões iniciaram quando ele tentou reagir. “Deram muitas coronhadas e um tiro nele. A casa ficou cheia de sangue, deixando a mulher e a filha em pânico”, comentaram os vizinhos, que foram prestar solidariedade.
Segundo relataram, o tiro foi no lado direito do rosto e pegou de raspão, atingindo o olho direito. Ferido e sangrando muito, o agricultor caiu. A mulher e a filha não foram agredidas.
PORTA ABERTA
O filho do agricultor tinha saído de casa e quando retornou, não sabia de nada que estava acontecendo. A dupla ainda estava dentro da casa dos pais, quando ele entrou na propriedade e estacionou seu carro em uma garagem, nos fundos. “Só estranhei que a porta da garagem da casa do pai estava entreaberta”, disse. Na verdade, eram os assaltantes que se preparavam para fugir.
Assim que desceu do seu carro, o jovem também notou que havia uma janela lateral aberta e espiou para dentro. “Sabe quando te dá uma coisa e resolvi olhar pela janela. Vi um monte de sangue e então entrei”. Neste momento os dois assaltantes fugiram pelo outro lado da casa, com a caminhonete do agricultor. Ao darem marcha ré, colidiram contra um poste de concreto, quebrando um dos espelhos retrovisores.
Ao ver o pai sangrando e desacordado, o jovem o socorreu. Ele o colocou dentro do seu carro, foi até um vizinho e ambos o levaram ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). O agricultor foi medicado e imediatamente transferido para o HPS, onde segue internado.
INVESTIGAÇÕES
Ontem pela manhã, agentes do Setor de Investigações (SI) foram até a propriedade da vítima e conversaram com familiares e vizinhos. Fizeram alguns levantamentos e descobriram que a dupla fugiu com a Amarok em direção à Vila Mariante.
Uma das possibilidades é que haja uma terceira pessoa envolvida no crime. Uma das hipóteses é de que esta terceira pessoa tenha levado a dupla – de carro – até a propriedade, já que os dois indivíduos chegaram lá a pé. Outra é que o terceiro envolvido foi quem deu informações privilegiadas aos assaltantes. “Como é que eles sabiam que tinha uma pessoa dormindo lá no galpão”, questionaram os vizinhos.
LEIA MAIS: Amarok roubada em Venâncio foi localizada em Lajeado