delegacia de Venâncio Aires
Delegacia de Venâncio Aires (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Está em vias de serem criadas duas salas novas junto da Delegacia de Polícia de Venâncio Aires, informa o delegado Vinícius Lourenço de Assunção, titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Ele participou de entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta segunda-feira, dia 9

A Sala das Margaridas é um espaço destinado ao acolhimento de mulheres, adlescentes e crianças no enfrentamento à violência doméstica e familiar. O espaço consiste em um ambiente separado de onde são registradas as demais ocorrências e exclusivo para o atendimento às vítimas e seus filhos. O objetivo é criar um local acolhedor e mais humanizado que garanta a privacidade e o respeito às mulheres durante o relato das situações de violência sofridas.

Além do acolhimento inicial, no local é possível fazer os registros de ocorrência policial e oitivas, a solicitação de medidas protetivas de urgência e dar demais encaminhamentos previstos pela Lei Maria da Penha. Os atendimentos são realizados por agentes especialmente capacitados e, sempre que possível, do sexo feminino.

Já a sala especializada na tomada de interrogatório e de reconhecimento em Venâncio Aires é um espaço próprio para ouvir suspeitos com vidros espalhados para permitir que mais profissionais acompanhem os depoimentos de forma discreta.