Amvarp que cercar com câmeras com os municípios da região

-

Os municípios do Vale do Rio Pardo (VRP) deverão ter 754 pontos de coleta de imagens, entre câmeras de videomonitoramento e equipamentos de leitura de placas, no ano que vem. A estimativa é da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), que participaram de assembleia, na manhã da sexta-feira, 11. A estimativa é que 224 já estejam instalados, sendo necessários mais 530, previstas em três fases de execução, em um valor total de R$ 21,2 milhões.

Venâncio Aires já conta com cerca de 20 câmeras de segurança (algumas delas em funcionamento) e 11 leitores de placas instalados. Os denominados ‘dedos-duros’ serão interligados com uma central de monitoramento, em Porto Alegre, e serão espelhados para a sala de monitoramento da Brigada Militar. Mas ainda não estão funcionando.

A intenção é que o projeto de cercamento eletrônico do VRP seja protocolado ainda neste ano na Secretaria da Segurança Pública do Estado. “Todos os nossos esforços estavam sendo direcionados ao combate do novo coronavírus. Por isso, o projeto de cercamento eletrônico ficou em stand by. Hoje fizemos a apresentação final do projeto-básico, pioneiro e inédito no Estado, pois envolve o cercamento de toda a região do Vale do Rio Pardo. Pretendemos até o final do ano protocolar ele para que possamos ser contemplados pelo Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG), captando recursos da iniciativa privada e fazendo a sua implantação”, afirmou o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares.

Responsável pelo projeto-básico, a empresa Exper Estratégias Integradas de Segurança esteve representada pelo advogado e coronel da reserva Everton Oltramari. Ele destacou que as prefeituras cada vez mais têm se envolvido com a pauta, pois são cobradas pelas comunidades.

Na visão do coronel, a segurança está sempre entre as principais preocupações da população.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido