visita na peva
Visitas aos presos podem ser feitas a partir do próximo final de semana (Foto ilustrativa: Alvaro Pegoraro)

Em reunião realizada no sábado, 21, foi definido que os internos das casas prisionais do Rio Grande do Sul voltarão a receber visitas íntimas. A atualização do plano de retomada gradual e controlada de visitas no sistema prisional passa a valer a partir da primeira semana de dezembro.

A alteração no plano, flexibilizando requisitos para a visita íntima, foi apresentada pelo secretário Cesar Faccioli. O plano foi discutido e validado pela Secretaria da Saúde e apresentado aos integrantes do Grupo Interinstitucional, recebendo aprovação dos representantes do Poder Judiciário, da OAB, do Conselho Penitenciário e do CNJ.

O plano, iniciado em 16 de outubro, previa que a visita íntima somente seria retomada após a sexta semana consecutiva de bandeira amarela. Com a alteração, a visita íntima será possível a contar de dezembro, já na primeira semana de bandeira amarela, desde que o estabelecimento prisional esteja apto a receber visita social.

Preocupação

Quem atua nas casas prisionais sabe que a volta das visitas íntimas trará outro problema: O ingresso de materiais ilícitos nas cadeias. Há uma determinação proibindo as revistas íntimas nas mulheres.

Segundo apurado junto a agentes que atuam na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), se valendo desta proibição, algumas mulheres escondem drogas, celulares e outros objetos em suas partes íntimas, fazendo com que cheguem até os presos.