Depois dos assaltos em Linha Armando, na noite da segunda-feira, 18, e em Linha Tangerinas, na noite da terça-feira, 19, a Polícia Civil registrou mais um assalto no interior de Venâncio. Desta vez, na localidade de Vila Palanque, na noite da quinta-feira, 21.
Segundo o que foi comunicado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), eram cerca de 21h quando alguém bateu na porta da casa onde estavam as vítimas. A denunciante, de 26 asnos, disse que estava na companhia do seu pai, de 47 anos, e de seus dois filhos, de 6 e 9 anos, quando a mais nova abriu a porta e um homem armado – provavelmente com um revólver – e encapuzado entrou no local e anunciou o assalto.
Fazendo ameaças, ele mandou todos ficarem em silêncio e pediu dinheiro, tendo as vítimas lhe entregue a quantia de R$ 600. Depois, o assaltante desligou as luzes da casa, fechou a porta e ordenou que ninguém pedisse socorro ou saísse de lá.
Na manhã da sexta-feira, 22, ainda assustada com o episódio, a mulher de 26 anos deu uma entrevista à Folha do Mate. Sorvendo um chimarrão na companhia do marido, do cunhado e do pai, ela disse que o assaltante estava nervoso e que, por diversas vezes, os ameaçou de morte.
FOLHA DO MATE – O assaltante era violento?
Vítima – Era sim. Assim que entrou com a arma na mão, ameaçou a minha filha de 6 anos e o meu pai, que estava sentado, esperando a janta. O meu marido não estava em casa. Por mais de uma vez ele colocou o cano da arma na cabeça da minha filha e a ameaçou de morte.
Como ele entrou na casa?
Ele bateu na porta e eu estava fazendo a janta e então minha filha correu e abriu a porta, antes de eu falar qualquer coisa.
E o que ele queria?
Ele só pediu dinheiro. Meu celular estava carregando e ele viu e não pegou. Também tinha outras coisas, mas ele só pediu dinheiro.
O que mais te assustou?
As ameaças. Além da minha filha, ele ameaçou dar um tiro no meu pai.
Relembre os outros dois assaltos
Em Linha Armando, três indivíduos assaltaram mãe e filha, depois de arrombar a porta da casa. Eles roubaram objetos como uma TV e um forno elétrico, fugiram em um Celta para a cidade e foram presos pela Brigada Militar, cerca de duas horas depois, no bairro Gressler. Os três foram autuados em flagrante e encaminhados à Penitenciária Estadual.
No assalto praticado em Linha Tangerinas, dois homens armados e mascarados renderam clientes e o proprietário de um estabelecimento comercial e roubaram dinheiro, joias, celulares, pacotes de cigarros, um revólver calibre 32 e a moto Honda XRE, prata, placa IZL-1C60. A moto ainda não foi localizada.
O que diz o delegado Vinícius Lourenço de Assunção
Ao comentar os recentes assaltos que foram praticados no interior de Venâncio, o delegado Vinícius Lourenço de Assunção teceu algumas orientações. “As pessoas que vivem no interior devem manter uma relação mais próxima com seus vizinhos, mantendo-os informados, sempre que possível, de suas rotinas. Além disso, é importante evitar a exposição de dinheiro em espécie, objetos de valor ou armas, que são normalmente desejadas por criminosos”.
O titular da Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) menciona que a instalação de alarmes, câmeras de monitoramento ou o uso de cães de guarda também são medidas que inibem a ação dos assaltantes e podem reduzir os riscos de roubos ou furtos, cada vez mais frequentes no interior.
Em caso de suspeitas, as pessoas podem ligar para o número 190, da Brigada Militar, ou para o 197, da Polícia Civil.