Aassalto a uma idosa, praticado quarta-feira à tarde, dentro do banheiro da praça Henrique Bender (evangélica), foi o estopim para o desencadeamento de ações específicas por parte da Brigada Militar. O tenente Leandro Altemann determinou e ontem à tarde já se via uma maior presença de brigadianos na área central da cidade. Ainda este mês, mais cinco soldados se juntam aos colegas da 3ª Companhia e a BM receberá uma Unidade Móvel Comunitária. A intenção é também reforçar a Patrulha Comunitária do Interior (PCI), responsável, entre outras coisas, por combater os abigeatos.
Segundo o tenente Altemann, comandante dos 1º e 2º Pelotões da 3ª Companhia, a mulher foi vítima de uma pessoa que estava no interior da praça evangélica ou arredores. “Ela sacou dinheiro em uma agência bancária, entrou no banheiro da praça, foi seguida, atacada e teve todo dinheiro roubado”.
Ontem à tarde, uma guarnição entrou na praça evangélica e abordou oito maiores de idade que estavam no local, sentados nos bancos. Todos foram identificados e revistados, mas nada de irregular foi encontrado. “Determinei que sejam intensificadas as abordagens a suspeitos, em todos os pontos da cidade, pois temos que coibir os furtos e roubos a pedestres, a exemplo do que aconteceu com aquela senhora”, comentou o tenente.
Ainda segundo ele, também serão intensificados o patrulhamento e as abordagens em todo a área central. “A presença da Brigada Militar coíbe a ação dos criminosos e dá mais tranquilidade para as pessoas frequentarem a área central ou qualquer região, tanto para lazer, quanto para fazerem compras”, comentou.
CÂMERAS
Para auxiliar este serviço, dez das 20 câmeras de monitoramento voltaram a funcionar. Ontem à tarde, enquanto os brigadianos faziam a abordagem na praça evangélica, o tenente Maciel controlava toda a movimentação da sala de videomonitoramento.
Segundo ele – o que já foi confirmado pelo secretário de Segurança Municipal, Dário dos Santos Martins -, em breve as demais câmeras devem voltar a funcionar, assim como as seis novas que serão instaladas. “E também vamos monitorar as outras 11 (dedo-duro) que estão quase prontas para entrar em atividade.
Estes 11 equipamentos – que já estão instalados em pontos estratégicos do município – serão interligados com uma central, em Porto Alegre, e sempre que captarem irregularidades em um veículo, emitem um sinal para uma sala de monitoramento, em Santa Cruz, que espelha a mensagem para o seu destino. Os ‘dedos-duros’ fazem a leitura das placas e flagram veículos furtados, roubados, clonados e com a documentação em atraso.
Feito o flagrante, o policial que está monitorando a situação despacha a viatura que estiver mais próxima, para abordar o veículo.
BASE MÓVEL
Na próxima reunião do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), agendada para a noite do dia 24 de março, o coronel Valmir José dos Reis estará presente e fará a entrega de uma Base Móvel Comunitária. Trata-se de um micro-ônibus, equipado com câmeras de monitoramento e dotado e sistema de última geração.
Conforme o tenente Altemann, em um primeiro momento, a base móvel será usada na área central. “O primeiro local é na praça da matriz, pois precisamos amenizar o problema com a aglomeração de jovens e o consumo de drogas naquele local”.
O cel Reis, responsável pelo Comando Regional de Policiamento ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo, ao lado do coronel Marcelo Gomes Frota, secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública, também oficializarão a incorporação de cinco novos soldados à BM de Venâncio.