Duas das mortes do ano passado foram registradas no Passo do Cananea (Foto: Alvaro Pegoraro)
Duas das mortes do ano passado foram registradas no Passo do Cananea (Foto: Alvaro Pegoraro)

Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - O Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Rio Pardo divulgou, nesta terça-feira, 6, os índices criminais de 2025, fazendo um comparativo com o ano anterior. Entre os principais resultados, destaque para a queda de 19% nos homicídios dolosos, “evidenciando o fortalecimento das ações de prevenção e repressão qualificada”

Em Venâncio Aires, segundo dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública (SSP), oito pessoas foram assassinadas em 2024, contra sete do ano passado. Já os números da Brigada Militar, apresentados pelo capitão Maicon Barbosa Crumenauer, indicam oito mortes no ano passado e dez em 2024. “Também tivemos redução em Venâncio”, assegurou o oficial. Essa diferença nos números pode ter acontecido devido às pessoas que faleceram posteriormente, em hospitais.

De acordo com o CRPO, também houve redução expressiva nos crimes patrimoniais, com 27% a menos nos roubos a estabelecimentos comerciais, financeiros e de ensino e 44% de redução no roubo de veículos. Os dados apontam ainda queda de 26% no roubo a residências, 41% no roubo a pedestres, 26% no furto de veículos e 24% no furto qualificado por arrombamento.