Brigada quer devolver as praças de Venâncio à comunidade

-

Desde que foi retomado o policiamento com motos, na área central de Venâncio Aires, há uma preocupação maior: devolver a tranquilidade às pessoas que circulam pela área comercial, mas principalmente nas duas praças, a Thomaz Pereira – leia-se igreja Matriz – e a Henrique Bender (praça Evangélica). Atualmente, a praça da Matriz, principalmente, deixou de ser um local onde os pais levavam os filhos para passear e brincar na pracinha, por conta do medo e da importunação.

Não bastasse a presença de um grupo de moradores de rua, que usa os bancos da praça Thomaz Pereira como local de encontro e refúgio, aumentou – e muito -a presença de jovens, usuários de drogas. “E eles fumam maconha, a qualquer hora do dia, despreocupadamente”, denunciaram pessoas que presenciam a contravenção.

Na segunda-feira, 17, pela manhã, por exemplo, membros da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) circulavam pela rua Osvaldo Aranha, quando sentiram um forte cheiro de maconha. Fizeram a volta na quadra e avistaram um jovem, acomodado em um banco, fumando a droga.

Os brigadianos entraram na praça, abordaram o indivíduo e descobriram que ele tinha 17 anos. Além do cigarro de maconha, tinha em seu poder mais uma porção da droga. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde o caso foi registrado.

Questionado pelo delegado Vinícius Lourenço de Assunção sobre trabalho e estudo – já que eram cerca de 9h -, disse que não fazia nenhum dos dois. Depois, foi entregue a um responsável e terá que se apresentar no Ministério Público.

Na última quarta-feira, à tarde, a guarnição da Rocam voltou a flagrar usuários de droga no interior da praça da Matriz, fumando maconha. De acordo com o soldado Costa, eles fazia uma ronda pelas imediações da praça, ele e seu colega viram uma movimentação e logo sentiram o cheiro da ‘erva’. “Abordamos um grupo de quatro pessoas, revistamos todas e com um rapaz de 19 anos, encontramos a droga”, revelou.

Segundo o brigadiano, o indivíduo é natural de São Sepé, mas alegou que está em Venâncio há cerca de um ano, a procura de emprego, mas não encontrou ainda. Foi confeccionado um Termo Circunstanciado (TC) e ele responderá pelo consumo da droga. Ainda, conforme os integrantes da Rocam, o rapaz tinha escondido a maconha no boné.

Ontem pela manhã, enquanto pais circulavam com seus filhos pela praça da Matriz, os integrantes da Rocam abordaram um grupo de homens que estava no local. Todos foram identificados e revistados, o que será feito com frequência.

PREOCUPAÇÃO
A preocupação com a segurança é constante e em todos os setores. Por isso, explica a capitão Michele da Silva Vargas, a BM está fazendo a sua parte, usando de todos os recursos disponíveis para manter a ordem no município e em sua região de atuação.

No mês passado, com auxílio do governo do Estado e do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), foi possível reativar a Rocam. Agora, a busca é por novos Equipamentos de Proteção de Acidentes (EPIs). “Implantamos o policiamento com motos, aumentando as abordagens de transeuntes nas praças e outras áreas centrais. Contudo, a causa é uma questão social”, ressalta a comandante da 3ª Companhia.

Para a capitão Michele, “há pessoas que precisam de um lar, outras de tratamento clínico para alcoolismo e drogas ilícitas.” A oficial ressalta que as rondas serão intensificadas, já que a intenção da Brigada Militar é de devolver às praças à comunidade, com um ambiente familiar, onde as crianças possam brincar, despreocupadas, acompanhadas das suas famílias e do seu circo de amizades.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido