Desativadas há um bom tempo, por falta de manutenção, as câmeras de segurança de Venâncio devem voltar a funcionar em breve. A informação é do secretário de Segurança do município, Dário dos Santos Martins. Segundo ele, já está definida a empresa que fará a manutenção e também a que fará a instalação das novas câmeras do cercamento eletrônico e de vigilância.
São 17 novos equipamentos, que fazem parte do cercamento eletrônico do Estado, proposto pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Martins ressalta que 11 câmeras são as conhecidas ‘dedo-duro’, que fazem a leitura de placas e alertam as autoridades sobre veículos roubados ou furtados, e também em irregularidades quanto ao pagamento dos impostos. As outras seis são de vigilância, a exemplo das que foram instaladas em junho de 2012.
De acordo com o secretário, das 20 que foram instaladas há mais de sete anos, nenhuma está funcionando. “Na verdade, o sistema nunca funcionou direito”, observa. Inclusive, diz o secretário, há câmeras que foram retiradas para conserto e que nunca foram recolocadas, como a que estava instada na RSC-287, no trevo de acesso à cidade.
MANUTENÇÃO
Martins disse que na terça-feira, 28, começam as manutenções das câmeras de vigilância. Ele revela que a empresa Sultel, da Capital do Chimarrão, apresentou o melhor custo na tomada de preços e será a responsável pela realização de todos os reparos.
A intenção do secretário é de recuperar entre 12 a 14 câmeras, das 20 que foram instaladas em 2012. Assim, junto com as seis novas que serão instaladas, o município terá cerca de 20 câmeras para auxiliar na segurança pública. A busca agora é por profissionais para fazer o monitoramento dos equipamentos. A central de videomonitoramento segue sendo em uma sala, junto ao quartel da 3ª Companhia.
Conforme Martins, a empresa que instalará os 17 equipamentos do cercamento eletrônico é a DGT, de Porto Alegre. Ela é a responsável por instalar os equipamentos em todo o Estado.