Governador do Estado em exercício, Ranolfo Vieira Júnior (PTB) recebeu comitiva de Venâncio, na manhã desta segunda-feira, 16, no Palácio Piratini. O encontro foi marcado pelo deputado federal Lucas Redecker (PSDB), por solicitação de Vinícius Medeiros, presidente tucano na Capital Nacional do Chimarrão. Na pauta, a maior parte dos temas estava relacionada à segurança pública: construção da Delegacia de Polícia, efetivo da Brigada Militar e posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Além disso, foi tratada também a questão do novo Distrito Industrial, em Vila Estância Nova, que ainda depende de liberação para escrituração.
O prefeito Giovane Wickert (PSB), o vice Celso Krämer (PTB) e o futuro secretário de Segurança, Dário Martins (PSL), que estavam em Porto Alegre para solenidade de anúncio de recursos para o cercamento eletrônico no Vale do Rio Pardo, foram convidados e participaram da agenda. Também estavam presentes o ex-prefeito Airton Artus (PDT), atual coordenador de bancada da legenda na Assembleia Legislativa; o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT); os vereadores Sid Ferreira e Tiago Quintana, ambos do PDT; André Puthin (MDB); e o ex-secretário de Administração de Artus, Leandro Pitsch (PDT).
União de Forças
Vinícius Medeiros ressaltou a união de forças na mobilização pelas questões da segurança pública em Venâncio Aires. “Acompanhamos as demandas do município e todos sabem que a segurança é o que mais preocupa neste momento. Tivemos a oportunidade de reiterar os pedidos ao governador em exercício, em uma reunião muito produtiva”, declarou ele, acrescentando que Ranolfo Vieira Júnior se comprometeu em tratar sobre o tema do efetivo da BM junto à cúpula da corporação. “No caso da Brigada, não se fala em números, por uma questão de segurança, mas teremos um mínimo necessário de PMs”, disse.
Mesmo ofício
Airton Artus entregou ao governador em exercício uma cópia do ofício que já havia apresentado ao ex-governador Tarso Genro (PT), em 2013, quando era prefeito, solicitando o fechamento completo da Colônia Penal Agrícola; respeito irrestrito à capacidade da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva); fortalecimento das instituições de segurança pública; transformação da 3ª Companhia em Batalhão da Brigada Militar; construção de uma nova Delegacia de Polícia; instalação de Vara de Execuções Criminais (VEC); e infraestrutura para o novo Distrito Industrial. “Alguma coisas já foram atendidas, mas no geral, continuamos batalhando pelas mesmas demandas há muito tempo”, lamentou o ex-prefeito.
O prefeito Giovane Wickert (PSB) classificou a reunião como “extremamente importante”. Para ele, manter as solicitações vivas nas cabeças dos gestores estaduais é uma forma de mostrar que o que se pede é realmente necessário. Em relação ao novo Distrito Industrial, a expectativa é de que nos próximos dias o Governo do Estado sinalize com a conclusão do processo de doação da área para o Município. “Tínhamos uma confusão de vértices nos levantamentos topográficos feitos pelo Estado e pelo Município. Agora, esta situação foi resolvida e acreditamos em uma breve autorização para a escrituração”, comentou.
Já o vice-prefeito Celso Krämer (PTB) afirmou que, embora os assuntos tratados sejam “vencidos”, “uma oportunidade como esta, junto a quem decide no Estado, é sempre válida”. Ele acredita que é possível a transferência do posto da PRE para Vila Estância Nova; que o terreno para a construção da nova Delegacia de Polícia, perto do Fórum, já foi doado; e que Ranolfo Vieira Júnior vai cumprir promessa de garantir um mínimo de brigadianos em Venâncio Aires. “Foi um dia bem positivo, pois tivemos mais uma sinalização de boa vontade do Governo do Estado. O governador em exercício é o titular da Secretaria de Segurança Pública e estamos em constante conversa com ele para garantir que as demandas sejam atendidas”, concluiu.