Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Venâncio Aires ganhou um forte aliado no combate aos incêndios, outros sinistros e salvamentos. Na manhã desta sexta-feira, 21, em solenidade prestigiada pelo comandante-geral da corporação, coronel César Eduardo Bonfanti, foi entregue um novo caminhão Auto Bomba Tanque (ABT) Resgate. O veículo já pode ser usado no trabalho diário e tem capacidade para transportar até 4 mil litros de água.
Considerado ‘top de linha’, o Mercedes Benz Artego, 1729, se destaca por ter transmissão automática e possuir 290 cavalos de potência, além de ser todo elétrico. “Certamente vai nos ajudar muito nos deslocamentos e em todo o tipo de resgate que tivermos que fazer”, avalia o sargento Lopes, responsável pela frota. O ABT Resgate é um dos quatro modelos hoje à disposição do CBM do Rio Grande do Sul.
Adquirido com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Fumrebom), a nova viatura já está à disposição da guarnição. “São recursos arrecadados através de taxas de vistorias e serviços não emergenciais”, explica o 1º tenente Luciano Machado Morais, comandante do 1º Pelotão do município.
Segundo ele, o caminhão está pronto para ser usado. Agora, o CBM de Venâncio conta, além desta nova viatura e das viaturas leves, com um ABT ano 2005, com capacidade para 5 mil litros de água, e um Chevrolet 1991, com a mesma capacidade de armazenamento de água. A outra viatura, o caminhão Ford 1979, que foi a primeira viatura dos bombeiros de Venâncio, será ‘aposentado’ e encaminhado a outra unidade do CBM.
O prefeito Giovane Wickert e o secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota,a entre outras autoridades, também prestigiaram a solenidade.
No ato, o cel. Frota afirmou à Folha do Mate que até a segunda quinzena de março, a Brigada Militar receberá cinco novos brigadianos.