Decreto de estado de calamidade pública no Estado trouxe dados positivos para a segurança pública. Análise criminal feita esta semana pela Brigada Militar revela que caiu em quase 60% o número de denúncias de crimes contra o patrimônio em Venâncio Aires. Os dados mostram que entre 1º e 15 de março foram efetuados 210 registros, contra apenas 90 no período de 16 a 31 de março. No mesmo período de 2019, foram 186 registros na primeira quinzena, contra 227 na segunda.
A análise mostra que os crimes de furto, roubo e abigeato também caíram. Em março de 2019 foram registradas 13 ocorrências de furto a residência, contra apenas duas no mesmo período deste ano. “É uma queda de aproximadamente 85%”, analisa o tenente Leandro Altermann. O comandante dos 1º e 2º Pelotões ressalta que houve queda de 50 % no crime de roubo a residência. Foram duas ocorrências em março de 2019, e um em março deste ano.
Seguindo esta queda, verificou-se redução de 14% no furto de veículos (sete registros em 2019, contra seis deste ano). Da mesma forma, houve redução nos abigeatos. Segundo os levantamentos, em março do ano passado foi registrado um caso e neste ano, nenhum.
INTENSIVA
Um dos fatores que colabora para esta dinimuição nos números é uma maior atuação da Patrulha Comunitária do Interior (PCI). Com o aumento no efetivo, a população de quase 40% que vive na área rural está mais protegida.
A capitão Michele da Silva Vargas também destaca a atuação dos integrantes da Patrulha Tático Móvel (Patamo). “Eles estão atuando em todos os municípios de responsabilidade da 3ª Companhia (são oito ao total), com muitas prisões, embora a maioria seja por tráfico de entorpecentes e os envolvidos não estão sendo autuados em flagrante”, menciona a oficial.
A comandante da 3ª Cia salienta o trabalho dos membros do serviço de inteligência. “Eles trabalham integrados, com trocas de informações e isso facilita as ações em todos os municípios sob nossa responsabilidade”, argumenta. Prova disso foram as recentes apreensões de armas e de veículos, tanto no interior do município, como em cidades vizinhas, como Barros Cassal, Passo do Sobrado e General Câmara.
Outro destaque citado pela capitão Michele é para os brigadianos que trabalham na guarda externa da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). “Eles auxiliam os agentes a evitar que ilícitos entrem na casa prisional”. A atuação da Patrulha Maria da Penha também foi destacada.