Empresário Flavio Bienert assume a presidência do Conselho da Comunidade

-

O empresário Flávio Bienert é o novo presidente do Conselho da Comunidade de Assistência ao Apenado da comarca de Venâncio Aires. Ele foi aclamado em solenidade realizada às 17h da quinta-feira, 4, no Salão do Tribunal do Júri. Como primeiros atos estão a constituição da sua diretoria – já que o Conselho estava inativo – e a formatação dos trabalhos para 2022.

Bienert, que já presidiu o Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) por mais de uma gestão, entre outras entidades, aceitou o convite feito pelo prefeito Jarbas da Rosa. No encontro de quinta-feira, que contou com a presença do juiz João Francisco Goulart Borges, do promotor Pedro Rui da Fontoura Porto e da defensora pública, Luciana Artus Schneider, Bienert deixou claro que uma das suas propostas é de que os apenados precisam trabalhar. “E o cumprimento das penas têm que ser levado mais a sério”, disse.

Ele se referia não somente aos condenados que estão reclusos, mas também às pessoas que cometeram pequenos delitos, como embriaguez ao volante ou acidentes de trânsito, e que tiveram suas penas convertidas em prestação de serviços à comunidade. “A pena tem que ser cumprida com comprometimento e fiscalização”, destaca.

Estes trabalhos podem favorecer entidades sem fins lucrativos, como a Paresp, além de escolas e até limpezas e a manutenção de praças e do próprio Parque do Chimarrão. “Isso já funcionou em outras épocas e vai funcionar agora”, observou a assistente social Ana Cláudia do Amaral Teixeira, que participou da posse.

Sobre dar oportunidades de trabalho e de cursos profissionalizantes aos reclusos da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), Bienert foi enfático: “Se recuperarmos uma parcela dos apenados, já vai ter valido a pena, pois entendo que todos merecem uma segunda chance”.

A respeito deste assunto, o prefeito Jarbas disse que reservou dois lotes da área onde será instalado o novo Distrito Industrial, – onde por anos funcionou a extinta Colônia Penal e Agrícola de Venâncio Aires (Cpava), em Vila Estância Nova -, para a construção de empresas onde se possa usar a mão de obra prisional. “Mas claro, com estudos e vendo o perfil de cada apenado”, observou o chefe do Executivo.

Antes de aclamar o novo presidente, Goulart Borges se dirigiu aos presentes e ressaltou que “Bienert é uma pessoa talhada para assumir o cargo. Uma pessoa de confiança”. Uma salva de palmas marcou a posse. As reuniões podem ser mensais ou a cada 45 dias e o calendário começa no próximo ano, de acordo com a deliberação do presidente.

Também participaram da posse o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcos Joaquim Thiel, o tenente Leandro Altermann, o diretor da Peva, Fábio Machado, a gerente da Caciva, Lisete Stertz, a assessora do juiz Goulart Borges, Michele de Oliveira e Bárbara Goergen, secretária do Conselho da Comunidade (CC) e estagiária da Defensoria Pública.

Atribuições

Entre as atribuições, o CC trata de assuntos ligados aos reclusos das casas prisionais e busca firmar convênios para oferecer cursos profissionalizantes, apoio religioso e social aos presos, oportunidades de trabalho nas casas prisionais e até mesmo doação de materiais de higiene ou vestuário quando necessários, além de uma fiscalização geral sobre as condições das penitenciárias. O contato mais próximo com os apenados também é atribuição do Conselho.

“É preciso mais comprometimento dos condenados e de quem controla o cumprimento das penas.”

FLÁVIO BIENERT
Presidente do Conselho



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido