Um familiar das cinco meninas, suspeitas de terem sido abusadas sexualmente por um rapaz de 21 anos, em Venâncio Aires, falou com exclusividade para a Folha do Mate. Segundo ele, o acusado, que também tem laços familiares com ele, pode ter culpa no caso, “mas há muitas outras pessoas que também tem culpa”.
A pessoa, que prefere não se identificar – até para preservar a identidade das vítimas, que têm entre 6 e 11 anos -, relatou que a situação denunciada esta semana era de conhecimento de outros familiares, “que preferiram se calar”.
Conforme ela, pessoas das relações familiares das meninas sabiam de outras situações envolvendo abusos, que vêm de tempo, mas nunca denunciaram.
Consciente de que o rapaz será punido severamente se for culpado, ela menciona que há outras pessoas que também têm culpa neste resultado, mas sempre se mantiveram caladas. “E agora isso pode estourar sobre uma única pessoa, o que não é certo”, argumenta.
Ainda de acordo com este familiar, “se ele for preso e morrer na cadeia, 90% da culpa é dele, mas há muitas outras pessoas que tem culpa e poderiam ter evitado este resultado”.
De acordo com o delegado Vinícius Lourenço de Assunção, trata-se de um crime de estupro de vulnerável. Se condenado, as penas podem chegar a 40 anos de reclusão.
A entrevista completa estará na edição deste sábado.