Casa prisional tem, capacidade para abrigar 1.884 apenados (Foto: Arquivo Verdi Construção/Divulgação)
Casa prisional tem, capacidade para abrigar 1.884 apenados (Foto: Arquivo Verdi Construção/Divulgação)

O governador Eduardo Leite inaugura nesta quarta-feira, 10, às 11h, a nova Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA). O governo do Estado investiu R$ 139 milhões nesta obra, com remodelação completa da unidade prisional, projetada para oferecer melhores condições de segurança e funcionalidade. Para isso, os antigos pavilhões foram substituídos por nove módulos de vivência, com capacidade para abrigar 1.884 apenados, em celas que acomodam até oito detentos.

O evento de inauguração da CPPA contará também com as presenças dos secretários de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, de Obras Públicas, Izabel Matte, do superintendente da Polícia Penal, Sergio Dalcol, demais autoridades, convidados e imprensa. A solenidade ocorrerá no pátio frontal da unidade prisional. Após a cerimônia, a imprensa poderá visitar o local.

A CPPA, que substitui o antigo Presídio Central, que chegou a ser considerada uma das piores casas prisionais do Brasil, se localiza na Avenida Rócio, 1.100, na Vila João Pessoa, em Porto Alegre.