
Policiais civis da 1ª Delegacia de Santa Cruz do Sul, em ação conjunta com a Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal, prenderam em flagrante, na manhã desta terça-feira, 18, um indivíduo acusado de maus-tratos contra animais. A ação, coordenada pelo delegado Guilherme Dill, ocorreu no bairro Navegantes, onde cinco cachorros foram resgatados em situação de extremo abandono, apresentando magreza acentuada, sarna e outras enfermidades. Durante o atendimento da ocorrência, um dos cães morreu, em razão das condições de saúde extremamente debilitadas.
Conforme o delegado, os policiais constataram que a família do local já havia sido notificada em agosto deste ano para realizar adequações de cuidado, higiene e alimentação dos animais. No entanto, nenhuma providência foi tomada, o que resultou na configuração do flagrante de maus-tratos. “A manutenção de higiene, alimentação e saúde dos animais é essencial. O município oferece atendimento gratuito pela Secretaria do Bem-Estar Animal, e ainda assim registramos situações graves que poderiam ter sido evitadas”
Após os procedimentos legais, o indivíduo foi encaminhado ao sistema prisional. Os animais receberam atendimento veterinário e serão encaminhados para adoção após autorização judicial.