Quem passa pela rua Voluntários da Pátria diariamente precisa estar atento aos dois redutores de velocidade. Somente em 2019, foram 700 infrações registradas devido ao excesso de velocidade no local. O redutor foi reinstalado em setembro do ano passado, mas em quatro meses foi registrada uma média de quatro multas, por dia, devido ao excesso de velocidade.
O secretário municipal de Segurança, Dário Martins, demonstra sua preocupação com o excesso de velocidade dos motoristas por toda a cidade. Conforme ele, isso acaba gerando custos desnecessários para o poder público, o que inclui gastos com saúde, em caso de lesões.
Em segundo lugar na lista das infrações mais registradas pelos agentes municipais de trânsito está o estacionamento rotativo, com 480 multas.
No levantamento das maiores infrações registradas no último ano, o celular ocupa a sexta posição, com 66 multas aplicadas, enquanto que o cinto de segurança não aparece no ranking. Isso acontece, de acordo com Martins, estão sendo realizadas ações de conscientização com os motoristas. “Nós procuramos não multar de primeira. Buscamos orientar, inicialmente”, acrescenta o agente de trânsito Leandro Miguel Glier.
No entanto, o agente de trânsito observa que se ficar em um ponto da cidade, por exemplo, a rua 15 de Novembro, local que costuma ter bastante fluxo de veículos, é possível registrar mais de 100 infrações de trânsito por dia, somente pelo uso de celular ao dirigir.
Entre as infrações mais registradas no ano passado, está o estacionamento em vagas de idosos e de deficientes físicos que gerou 113 e 28 multas, respectivamente. No caso do estacionamento em entrada/saída de veículos, os agentes de trânsito costumam procurar contatar o motorista para que o veículo seja retirado e que o guincho seja evitado, mas, mesmo assim, o condutor recebe a multa.
O valor arrecadado com as multas, conforme Martins, é utilizado para a compra de material para sinalização em campanhas de trânsito, compra de material para quebra-molas, conserto e manutenção de viaturas, além do aperfeiçoamento dos servidores.
PEDESTRES
O secretário de Segurança, Dário Martins, enfatiza que os pedestres também precisam ter atenção ao cruzar a rua. Muitas vezes, segundo ele, o pedestre deixa de atravessar na faixa de segurança para atravessar metros depois. “No trânsito, todos precisam colaborar”, ressalta.
TOP 9
- Lombadas da rua Voluntários da Pátria – 700 multas
- Estacionamento rotativo – 480 multas
- Desacordo (estacionamento em carga e descarga, local de desembarque) – 150 multas
- Estacionamento em vaga de idoso – 113 multas
- Licenciamento – 75 multas
- Uso do celular – 66 multas
- Estacionamento em vaga de deficiente físico – 28 multas
- Dirigir sem possuir habilitação – 25 multas
- Estacionamento em entrada/saída de veículos – 19 multas
-
Mesmo que o excesso de velocidade seja uma das maiores preocupações, Martins diz que está sendo feito um trabalho mais rígido, principalmente, com os motoqueiros que ultrapassam filas de carros. Situação que é muito observada nas sinaleiras das ruas Osvaldo Aranha com a 15 de Novembro e Júlio de Castilhos com a General Osório.
-
As motos: Quando os agentes de trânsito abordam motocicletas com alteração de luz, cano de descarga, pneus e espelhos, acabam multando e solicitando que o condutor faça a alteração desse item. “Sempre pedimos que eles venham até nós para mostrar que as mudanças foram feitas. Caso isso não seja feito, acabamos ficando com um documento retido e o motorista não consegue fazer o licenciamento do próximo ano”, explica o agente Leandro Miguel Glier.