O setor de segurança da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) realiza melhorias frequentes em sua estrutura física. Em agosto, foram instaladas traves de contenção nos portões do pórtico de entrada e placas de aço no setor de acesso à unidade. Na parte externa, foram instaladas câmeras para monitoramento através das guaritas. O material foi adquirido através de recursos administrativos, e a execução dos projetos foi realizada com mão de obra prisional.
Também na área externa, foram colocadas placas de limite de velocidade (40 km/h) na rua de acesso principal da penitenciária, em parceria com a Prefeitura. O material foi fornecido e instalado pelo Setor de Sinalização do Departamento de Trânsito, ligado à Secretaria de Segurança Pública Municipal.
Já em setembro, também através de recursos administrativos e com execução de mão de obra prisional, foi concluída a instalação de tela nas grades de contenção em galeria da unidade.
A intenção é evitar que os presos ‘pesquem’ objetos arremessados de fora para o pátio da casa prisional.
Para o diretor adjunto da unidade prisional, Fabio Machado, o setor de segurança realiza um trabalho de extrema importância, apresentando propostas inovadoras para os reforços da estrutura física interna e externa do estabelecimento. “As melhorias, além de proporcionarem mais segurança, auxiliam o trabalho da equipe de servidores, que busca, diariamente, manter a ordem e disciplina da Peva.”
Outras melhorias já haviam sido promovidas na penitenciária, tais como a instalação de grades de contenção, de placas de proteção e de refletores de LED nas janelas do andar superior das galerias, assim como novas câmeras de monitoramento.
O acesso à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) recebeu um portão de metal e obstáculos de ferro, e o acesso ao pórtico de entrada recebeu portão e tubos de concreto, para evitar a entrada de veículos.