O Salão do Tribunal do Júri lotou, ontem pela manhã, para a solenidade de posse das duas novas juízas da Comarca de Venâncio. Cristina Margarete Junqueira e Sandra Regina Moreira assumiram a 2ª e a 3ª Vara Judicial, respectivamente. Ambas já atuavam no município e se juntam ao juiz João Francisco Goulart Borges, titular da 1ª Vara.
Bastante concorrida, a solenidade contou com a presença de autoridades locais e regionais. Ela se iniciou com o Hino Nacional, tocado, no acordeom, pelo promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, e cantado pela servidora pública Luciana Lopes. Em seguida, Goulart Borges deu as boas-vindas às magistradas e falou da sua satisfação com a chegada delas. “Desejo sucesso a ambas e que sejam muito felizes entre nós.”
Em seu pronunciamento de pouco mais de dez minutos, o titular da 1ª Vara destacou que a Justiça não é uma tarefa isolada, mas coletiva. “E todos colaboram para o resultado final, desde os servidores até um bom inquérito policial.”
Goulart Borges falou sobre o período em que esteve como único juiz titular na Comarca e da dificuldade em dar celeridade aos processos. “Quanto menor for o Judiciário, mais perto estaremos da barbárie”, criticou. Mesmo assim, revelou que quase a totalidade dos processos que ingressam, foram julgados.
EMPOSSADAS
A assinatura de um documento marcou a posse das novas magistradas. Natural de Candelária, a juíza Sandra Regina Moreira vem da Comarca de Santo Antônio da Patrulha, onde atuou por quase seis anos. A nova titular da 3ª Vara Judicial já atua na Comarca local desde o dia 22 de janeiro.
Em seu pronunciamento, disse que recebeu cerca de 9 mil processos e que atuará, principalmente, nos casos que envolvem a Lei Maria da Penha, o Juizado Especial Criminal (JEC) e o direito de família.
Natural de Bom Retiro do Sul, a juíza Cristina Margarete Junqueira atuava na Comarca de Carlos Barbosa e está em Venâncio desde o dia 21 de fevereiro. A magistrada mencionou que recebeu um grande volume de processos e disse que o Juizado da Infância e Juventude terá prioridade absoluta.
Sobre sua ‘nova casa’, agradeceu a acolhida. “É uma nova etapa da minha vida profissional que se inicia.” Finalizando o ato, o promotor Pedro Porto tocou e cantou o Hino Rio-grandense.
*Texto atualizado às 9h30min do dia 4 de março.