Novas juízas são empossadas na Comarca de Venâncio Aires

-

O Salão do Tribunal do Júri lotou, ontem pela manhã, para a solenidade de posse das duas novas juízas da Comarca de Venâncio. Cristina Margarete Junqueira e Sandra Regina Moreira assumiram a 2ª e a 3ª Vara Judicial, respectivamente. Ambas já atuavam no município e se juntam ao juiz João Francisco Goulart Borges, titular da 1ª Vara.

Bastante concorrida, a solenidade contou com a presença de autoridades locais e regionais. Ela se iniciou com o Hino Nacional, tocado, no acordeom, pelo promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, e cantado pela servidora pública Luciana Lopes. Em seguida, Goulart Borges deu as boas-vindas às magistradas e falou da sua satisfação com a chegada delas. “Desejo sucesso a ambas e que sejam muito felizes entre nós.”

Em seu pronunciamento de pouco mais de dez minutos, o titular da 1ª Vara destacou que a Justiça não é uma tarefa isolada, mas coletiva. “E todos colaboram para o resultado final, desde os servidores até um bom inquérito policial.”

Goulart Borges falou sobre o período em que esteve como único juiz titular na Comarca e da dificuldade em dar celeridade aos processos. “Quanto menor for o Judiciário, mais perto estaremos da barbárie”, criticou. Mesmo assim, revelou que quase a totalidade dos processos que ingressam, foram julgados.

Juiz João Francisco Goulart Borges, titular da 1ª Vara, ladeado pelas juízas Sandra Regina, titular da 3ª Vara e Cristina Margarete, titular da 2ª Vara (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

EMPOSSADAS

A assinatura de um documento marcou a posse das novas magistradas. Natural de Candelária, a juíza Sandra Regina Moreira vem da Comarca de Santo Antônio da Patrulha, onde atuou por quase seis anos. A nova titular da 3ª Vara Judicial já atua na Comarca local desde o dia 22 de janeiro.

Em seu pronunciamento, disse que recebeu cerca de 9 mil processos e que atuará, principalmente, nos casos que envolvem a Lei Maria da Penha, o Juizado Especial Criminal (JEC) e o direito de família.

Natural de Bom Retiro do Sul, a juíza Cristina Margarete Junqueira atuava na Comarca de Carlos Barbosa e está em Venâncio desde o dia 21 de fevereiro. A magistrada mencionou que recebeu um grande volume de processos e disse que o Juizado da Infância e Juventude terá prioridade absoluta.

Sobre sua ‘nova casa’, agradeceu a acolhida. “É uma nova etapa da minha vida profissional que se inicia.” Finalizando o ato, o promotor Pedro Porto tocou e cantou o Hino Rio-grandense.

*Texto atualizado às 9h30min do dia 4 de março. 



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido