maria da penha
Operação, que visa realizar prisões e orientações, se estende até o dia 20 de setembro (Foto: Brigada Militar)

Um homem foi preso em Venâncio Aires, dentro da operação nacional Maria da Penha, denominada ‘Defenda a Mulher’, da Brigada Militar, que se estende até o dia 20 de setembro. Ela tem como intuito a prisão por descumprimento de medidas protetivas de urgência, e a redução dos indicadores de feminicídios e violência doméstica e familiar contra a mulher no Rio Grande do Sul.

Em Venâncio Aires, segundo revelou a capitão Michele da Silva Vargas, um homem de 49 anos foi preso após agredir sua ex-companheira, que havia solicitado as medidas protetivas de urgência. Além da prisão, salienta a comandante da 3ª Companhia, a Patrulha Maria da Penha de Venâncio efetuou barreiras de conscientização, com distribuição de folders.

Em Barros Cassal foi realizada uma barreira educativa de trânsito, sendo abordados nove veículos de passeio e 13 pessoas identificados, também sendo distribuídos folders de orientação e conscientização sobre a violência doméstica e suas consequências.

A oficial ressalta que ainda serão realizadas ações preventivas e de orientação nos municípios de General Câmara, Gramado Xavier, Passo do Sobrado, Boqueirão do Leão, Vale Verde e Mato Leitão.

De acordo com a capitão Michele, muitas mulheres vivem dentro do ciclo da violência doméstica e não sabem como sair, sendo os principais fatores a dependência econômica e a outra a vergonha de assumir frente a sociedade sua situação. “A legislação é uma adolescente debutando e dependente muito de todos nós a sua eficácia. As pessoas precisam denunciar e o poder público auxiliar com políticas públicas que fomentem a educação, base para crescimento pessoal e profissional e, consequentemente, a autonomia financeira”.