Casa usada como 'bunker' do tráfico foi destruída por uma retroescavadeira (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Casa usada como 'bunker' do tráfico foi destruída por uma retroescavadeira (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Na tarde desta quinta-feira, 25, a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, em ação conjunta com a Brigada Militar, com apoio do Batalhão Aéreo e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, deflagrou uma grande operação de combate ao tráfico de drogas no bairro Bom Jesus.

As investigações, lideradas pelo delegado Guilherme Dill, identificaram que um grupo criminoso invadiu um terreno público e no local construiu um prédio fortificado, com pedras de alicerce, semelhante a um ‘bunker’. O imóvel era totalmente concretado nas laterais e no teto, com apenas uma porta de ferro para entrada e saída. Segundo o delegado, o espaço era utilizado exclusivamente para a venda de drogas. “A estrutura era tão reforçada que, para permitir o acesso e a prisão dos criminosos, foi necessária a utilização de uma retroescavadeira”, explicou o titular da Delegacia de Polícia de Venâncio Aires e que responde interinamente pela 1ª DP de Santa Cruz.

Na operação foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, cinco de prisões temporárias, dez de bloqueios de contas bancárias, além da demolição do imóvel construído ilegalmente. Ao todo, participaram da ação 40 policiais, 24 policiais militares e os membros do batalhão aéreo, que utilizaram um helicóptero.

Segundo o delegado, a operação busca a retomada da vida lícita e do convívio social no bairro Bom Jesus, que tem sido gravemente impactado pela atuação do tráfico de drogas e de facções criminosas. O resultado da operação, com o número de prisões, apreensões e medidas efetivadas, será divulgado após a conclusão das diligências.