Penitenciária de Venâncio Aires tem 100 presos acima da capacidade

-

A transferência de 20 apenados que ocupavam celas do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul para a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) fez com que o número de presos da casa prisional localizada em Vila Estância Nova, passasse para 630. Entretanto, a capacidade ideal da Peva é de 529 presos. A transferência foi necessária por causa da desocupação provisória do Presídio Estadual de Rio Pardo (PERP).

A transferência dos presos do presídio de Santa Cruz para a penitenciária de Venâncio Aires é definitiva. “A Vara de Execuções Criminais (VEC) nos pediu 20 vagas em regime definitivo”, informou uma fonte ligada à 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR). Além disso, se levado em conta, o Presídio Estadual de Cachoeira do Sul tem capacidade para 68 vagas “e hoje possui uma massa carcerária de mais de 200 presos, o efetivo da Peva está dentro da normalidade”, disse.

A retirada dos presos foi feita na noite da segunda-feira, 29. Segundo informações da 8ª DPR, isso foi feito por causa da necessidade urgente de reforma da estrutura física do prédio. A estimativa é de que tudo esteja concluído em 90 dias, mas há quem acredite que o presídio não volte a funcionar, devido a sua localização (no Centro da cidade) e a precariedade das instalações.

LEIA MAIS: Esvaziamento no presídio de Rio Pardo aumenta a massa carcerária da Peva

Dos 87 presos transferidos, 54 foram para o Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, 27 para o Presídio Estadual de Encruzilhada, três para o Instituto Penal Miguel Dario, de Porto Alegre, e seis para o Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 8ª DRP.

A operação de transferência dos presos aconteceu dentro do planejado, sem nenhuma alteração e contou com apoio de servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), do Comando Regional do Corpo de Bombeiro Militar e do Comando Regional da Brigada Militar (BM).



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido