
Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - O policial penal Roque Alexandre Soares Maia é o nono diretor da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Ele substitui o então diretor Daniel Portela Dornelles, que solicitou transferência e passa a exercer suas funções no Presídio Regional de Santo Ângelo.
Portela, que nesta sexta-feira, 9, se tornou pai de uma criança nascida no Hospital São Sebastião Mártir, estava na Peva desde a sua inauguração, em 2014. Ele e a família ficam na Capital do Chimarrão até o mês de fevereiro, quando se mudam para Santo Ângelo, nas Missões.
O novo diretor já atua na casa prisional de Vila Estância Nova. De acordo com o delegado regional penitenciário, Bruno Carlos Pereira, ele assumiu na segunda-feira, 5. Até então, Roque Maia desempenhava suas funções no Setor Operacional da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR), que tem sede em Santa Cruz do Sul.
Atualmente, a penitenciária estadual tem uma massa carcerária que oscila em torno de 600 apenados. Todos os presos são oriundos de Venâncio e municípios da região, como era a proposta inicial da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).