Depois da apreensão de mais de 500 quilos de cocaína e insumos, feita através de uma investigação da Polícia Civil de Venâncio Aires, no interior de Candelária – e que é considerada a maior apreensão da droga no estado -, os agentes da Capital do Chimarrão voltaram a quebrar um recorde. Na tarde da segunda-feira, 3, apreenderam 221 quilos de maconha e entram para a história com a maior apreensão de drogas feita no município. Um homem de 33 anos foi preso em flagrante e encaminhado à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).
A ação foi na localidade de Linha Herval. Os agentes tinham informações privilegiadas e cumpriram um mandado de busca e apreensão em um sítio. Ao chegar ao local, avistaram o homem, que não teve tempo de tentar fugir.
Conforme os agentes, cerca de 75% da droga estava enterrada em tonéis de plástico. O restante foi encontrado dentro de um quarto. “Parte estava dentro de um tonel e o restante enrolado em sacos plásticos”, explicou um dos agentes.
Ao todo, foram apreendidos 343 ‘tijolos’ da droga, com pesos que variam entre 650 e 760 gramas. “A droga pesou 221 quilos”, revelou o delegado Vinícius Lourenço de Assunção, que coordenou a ação.
Segundo ele, na propriedade rural os policiais também apreenderam três pés de maconha que estavam plantados em vasos, além de uma balança de precisão.
Também chamou a atenção a apreensão de um fuzil de brinquedo. A arma de plástico estava enrolada em uma sacola plástica, juntamente com um carregador espiral, usado em pistolas, uma touca ninja e uma colete à prova de balas.
Novo recorde
Até então, a maior apreensão de drogas na Capital do Chimarrão tinha acontecido no dia 17 de outubro de 2001. Naquela oportunidade, os agentes e a então delegada Sandra Louzada apreenderam cerca de 110 quilos de maconha dentro de uma casa, no bairro Xangrilá.
Na época, recorda o inspetor Paulo Ullmann, um homem foi preso em flagrante. Ele guardava a droga para outra pessoa, que já faleceu.