
Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - Operação realizada na manhã desta quarta-feira, 29, contra o crime de abigeato, resultou na prisão de um morador do interior de Venâncio Aires. A ação investigava o furto de animais no interior de General Câmara e foi conduzida por agentes da 3ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Camaquã, com apoio da 17ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI).

A denominada ‘Operação Alarife’, voltada ao combate aos crimes de furto abigeato ocorridos na região, resultou no cumprimento de três medidas cautelares, sendo um mandado de busca e apreensão em uma propriedade rural localizada na localidade de Boqueirão, em General Câmara; e um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva na localidade de Passo da Cananea, no interior de Venâncio Aires. O preso não teve nome e idade divulgados, mas é reincidente no crime de abigeato.
De acordo com o comissário Márcio Campos, a operação é resultado das investigações sobre um furto de nove bovinos, praticado em 19 de agosto de 2025, no interior de General Câmara. Por meio de uma ação conjunta entre a 3ª Decrab, a Delegacia de Polícia de General Câmara e o Setor de Inteligência Policial e Análise Criminal (Sipac) da 17ª DPRI, foram coletadas provas que permitiram identificar o caminhão utilizado no transporte dos animais furtados e seu proprietário.
Após esse crime, segue o comissário, outros dois furtos de gado com características semelhantes foram registrados na mesma localidade, indicando que os autores possuíam conhecimento prévio da região. “E, com base em depoimentos e diligências, dois indivíduos foram identificados como suspeitos de participação no furto ocorrido em agosto”, informou.
Foi representada pela prisão preventiva dos dois investigados, mas, no entanto, após manifestação do Ministério Público e análise do Poder Judiciário, foi deferida a prisão preventiva de apenas um deles, o morador do Passo do Cananea, além da autorização para buscas nas residências de ambos.
Nas diligências, foram apreendidos talões de produtor rural e um caminhão boiadeiro da marca Ford, cabine branca e carroceria preta. O morador de Venâncio foi preso preventivamente e conduzido à Delegacia de Polícia de General Câmara, onde foi interrogado, confessando o transporte do gado furtado. Depois, foi encaminhado ao sistema prisional.