Cães foram resgatados e serão colocados à adoção (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Cães foram resgatados e serão colocados à adoção (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - Na manhã desta sexta-feira, 24, policiais que atuam na 1ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma investigação de maus-tratos a animais, no bairro Viver Bem. Segundo o delegado Guilherme Dill, a ação foi motivada por denúncias que apontavam que cães e gatos eram mantidos amarrados, sem água, sem alimento e em meio a fezes, enquanto não havia ninguém na residência. De acordo com relatos, vizinhos alimentavam os animais para evitar que morressem de fome.

O local já havia sido vistoriado há cerca de dois anos, quando a proprietária foi orientada e chegou a corrigir as irregularidades. No entanto, a situação se repetiu, o que levou à investigação e expedição da ordem judicial. Durante o cumprimento do mandado, foram resgatados dois cães e quatro gatos, que agora recebem cuidados adequados. Após autorização judicial, os animais serão encaminhados para doação responsável.

A suspeita será investigada pelo crime de maus-tratos, majorado por ter sido praticado contra cães e gatos, conforme o artigo 32, §1º-A, da Lei 9.605/98.