Venâncio Aires foi um dos alvos da operação da Polícia Federal (Foto: PF/Divulgação)
Venâncio Aires foi um dos alvos da operação da Polícia Federal (Foto: PF/Divulgação)

Venâncio Aires - A Polícia Federal (PF), deflagrou, nesta quinta-feira, 29, a ‘Operação Arrieros’, com o objetivo de combater a prática dos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A ação contou com dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal de Porto Alegre, além do bloqueio em contas de 21 investigados em valores de até R$ 9 milhões e o sequestro de oito veículos. Os mandados foram cumpridos com apoio da Brigada Militar, nos municípios de Venâncio Aires, Jaguarão, Colombo (PR) e São Paulo (SP).

Em Venâncio, as ordens judiciais foram cumpridas em um estabelecimento localizado na avenida Ruperti Filho. A PF não informou sobre prisões e nem o que foi apreendido. Mas a reportagem do Grupo Folha do Mate apurou que foram apreendidos veículos, entre eles, um modelo Mercedes Benz.

Segundo informações da assessoria de comunicação da PF, as investigações tiveram início em 2023, a partir do compartilhamento de provas das operações Porto Seco e Vitrine On-Line. As apurações indicam a existência de organização criminosa dedicada ao descaminho de bebidas através da fronteira com o Uruguai, utilizando uma rede de fornecedores, intermediários e operadores financeiros estabelecidos em cidades fronteiriças.

Verificou-se, ainda, a existência de adquirentes e distribuidores de bebidas nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná. A ação de hoje visa aprofundar a investigação com a coleta de novos elementos de prova.