Está preso o homem de 47 anos que simulou o roubo de uma retroescavadeira e o próprio sequestro, praticado na localidade de Linha Grão-Pará, interior de Venâncio Aires. Natural de Lajeado, mas morador da Capital do Chimarrão, ele teve a prisão preventiva decretada e foi preso no final da tarde desta segunda-feira, 3.
Segundo o delegado Vinícius Lourenço de Assunção, o roubo com cárcere privado foi registrado na manhã do sábado, 1º de agosto, logo após a suposta vítima ter sido liberada pelos assaltantes. “A versão oferecida estava repleta de incongruências, o que fez com que a Polícia Civil logo desconfiasse de que o roubo havia sido forjado”, explicou o delegado Vinícius.
Após o depoimento do proprietário da retroescavadeira, segue o delegado, ficou evidente o envolvimento do suspeito que havia registrado a ocorrência. “O proprietário da máquina disse que o suspeito trouxe o equipamento para Venâncio Aires no dia 12 de julho e teria acordado de realizar pagamentos conforme fosse operando com a máquina. Os dias foram se passando e nenhum pagamento foi feito”, revelou o titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Segundo o dono da máquina, em uma oportunidade o suspeito enviou um comprovante de depósito ‘frio’, realizado com a utilização de envelope vazio. Posteriormente, combinaram de fazer o acerto de contas para o dia 31 de julho, exatamente no dia em que a máquina teria sido roubada.
A Polícia Civil realizou buscas na residência do suspeito, visando encontrar pistas do paradeiro da escavadeira, ainda desaparecida. O suspeito deverá responder pelos crimes de falsa comunicação de crime, furto qualificado pelo abuso de confiança e possível associação criminosa, eis que o crime, segundo a Polícia Civil, para ser concretizado, necessitou a participação de outros indivíduos, os quais ainda não foram identificados.
O homem de 47 anos foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).