
Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - Agentes da Polícia Civil deflagraram, na manhã desta quarta-feira, 12, uma operação policial voltada ao combate aos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão. Três pessoas foram presas e apreendidos celulares, dinheiro e pelo menos um automóvel. Um dos alvos, morador do bairro Santa Tecla, não foi localizado.

De acordo com o delegado Guilherme Dill, as investigações se iniciaram há mais de um ano, após uma apreensão de armas e drogas. Os alvos são cinco indivíduos, todos com antecedentes criminais por crimes relacionados ao tráfico, receptação e associação criminosa. A investigação teve início em março de 2024, após a apreensão de um grande número de armas de fogo em Venâncio Aires. “Isso revelou a existência de um grupo estruturado voltado à distribuição de entorpecentes e lavagem dos lucros obtidos com o tráfico”, explicou o titular da Delegacia de Polícia.

Ainda segundo o delegado, as provas reunidas ao longo do inquérito apontam que os suspeitos mantinham uma rede de movimentações financeiras e ocultação patrimonial, utilizando contas de terceiros e empresas de fachada para dissimular o dinheiro oriundo da atividade ilícita. Durante a ação desta quarta-feira, participaram 22 policiais civis.

O delegado destaca que “a investigação policial é o instrumento mais qualificado para a responsabilização das lideranças do crime organizado. O trabalho técnico e contínuo das equipes é o que permite resultados concretos no enfrentamento a essas estruturas criminosas.”