Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgados nesta terça-feira, 9, mostram que houve queda nos principais indicadores de violência do Rio Grande do Sul no mês de fevereiro deste ano, em relação a igual período do ano passado. Nos homicídios, a redução é de 25,7%, nos latrocínios, 62,5% e nos roubos de veículos, queda de 48,1%.
O crime de feminicídio registrou o mesmo número de mortes no período. Foram quatro mulheres mortas por motivo de gênero no estado em fevereiro de 2020 e outras quatro em fevereiro deste ano. Venâncio Aires não registrou crime deste gênero no período analisado.
Sobre os homicídios, foram 133 casos registrados em fevereiro deste ano, contra 179 do ano passado. Isso representa uma queda de 25,7%. Na Capital do Chimarrão, a redução é de 50%. Foi registrado um homicídio este ano contra dois do ano passado.
Nos latrocínios, a redução no RS é de 62,5%. No ano passado, oito pessoas foram vítimas de roubo seguido de morte, contra três deste ano.
Outro indicador da SSP que apresentou queda é o roubo de veículos. Houve 470 ocorrências em fevereiro deste ano, contra 905 registradas no mesmo mês do ano passado. Isso representa uma queda de 48,1%. Em Venâncio foi registrado um roubo de veículo em fevereiro deste ano.
Uma das explicações para a queda nos roubos de veículos é o funcionamento de aproximadamente 400 câmeras de cercamento eletrônico (com leitor OCR de placas) e mais de 2,5 mil câmeras de videomonitoramento no Estado.
Venâncio Aires possui cerca de 20 câmeras de monitoramento funcionando e outros 11 leitores de placas, interligados com a central de monitoramento da Brigada Militar, em Porto Alegre.
Nos próximos dias, estas câmeras serão espelhadas para a central de monitoramento que está sendo instalada no prédio onde funcionará o Departamento de Trânsito, na área central da cidade.