protesto
Funcionários do posto de saúde, professores e pessoas da comunidade fizeram uma caminhada em protesto aos furtos (Foto: Alvaro Pegoraro)

Funcionários da Unidade Básica de Saúde Caic, no bairro Coronel Brito, juntamente com professores da escola Crescer realizaram um protesto pacífico, às 9h desta quarta-feira, 7, reivindicando mais segurança. O motivo são os recorrentes casos de furtos de cabos de internet e fiação elétrica do posto de saúde e da escola.

O protesto também contou com a participação de moradores do bairro e do prefeito Jarbas da Rosa. Conforme o aposentado Clécio Henckes, 61 anos, a comunidade precisa preservar o local, pois para ele é um espaço de todos. “Todos devemos cuidar, conservar e quando ver algo interferir. Porque é um lugar de todos. Quem rouba aqui está roubando a si mesmo”, disse ele, que reside no bairro há mais de dez anos.

O prefeito Jarbas da Rosa lamentou os furtos, que prejudicam toda a comunidade. “Frequentemente as escolas e o posto de saúde do bairro são alvos de furtos. Sabemos que isso tem relação com o uso de drogas. Queremos fortalecer a segurança do local, por isso já estamos em contato com a Secretaria de Educação, de Saúde e outros órgãos para fortalecer a segurança aqui”, frisa o prefeito, ressaltando que o custo para ter segurança é alto, mas que buscará auxílio do Governo Estadual.

Por conta dos furtos, hoje haverá expediente interno no posto de saúde, mas a escola Crescer terá aulas normais. A diretora do educandário, Susana Marinesa da Rosa, revelou a ocorrência de furtos, principalmente na fiação das caixas d’água. “Mas fizemos os consertos e seguimos. Mas isso é lamentável”, avaliou.