Reduz em 35% o número de denúncias de violência doméstica em Venâncio

-

Enquanto os órgãos de segurança pública de diversos estados brasileiros constatam que o isolamento social – motivado pelo novo coronavírus – aumentou os casos de violência doméstica, Venâncio Aires anda na contramão. Dados apresentados ontem à tarde pelo delegado Vinícius Lourenço de Assunção mostram que houve uma redução de 35,2%.

Os números mostram que de 20 de janeiro a 20 de fevereiro, 33 mulheres procuraram a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para denunciar seus agressores e solicitar as medidas protetivas da Lei Maria da Penha. De 20 de fevereiro a 20 de março, foram 34 denúncias.

O que se suspeitava é que no mês seguinte, por conta do isolamento social – casais mais tempo junto, trancados dentro de suas casas -, os números aumentariam. Mas o que se vê é o contrário e com uma queda acentuada. Entre 20 de março e 20 de abril, 22 vítimas procuraram a DPPA para denunciar seus agressores. A queda também foi sentida pelos brigadianos que atuam na Patrulha Maria da Penha.

BARES FECHADOS

Ao analisar estes índices, o delegado Vinícius salientou que o fechamento dos bares tem uma relação direita com a diminuição dos casos de violência doméstica. O titular da DPPA também observa que confinamento tirou muitas pessoas da rua e até o tráfico de drogas diminuiu. “Com menos gente nas ruas, até o comércio de drogas teve queda”.

O delegado Vinícius ressalta que a relação álcool e drogas ilícitas estão atrelados à violência, em todos os sentidos.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido