Réus são condenados no primeiro júri do mês

-

Quatro mulheres e três homens formaram o conselho de sentença que atuou na sessão de ontem, no julgamento que levou ao banco dos réus – e condenou – Cristian Padilha, o Graxa, 27 anos, e Lucas Gabriel Franco Graff, o Kiko, 25 anos. Eles respondiam por um assalto e duas tentativas de homicídio, praticadas no dia 19 de abril de 2016, em três locais distintos do município. Este é o primeiro dos três julgamentos que serão realizados este mês, no Tribunal do Júri de Venâncio Aires.

Em plenário, o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto reproduziu áudios captados com autorização judicial e que mostram que os dois réus se conheciam. “E também para provar que depois dos fatos, eles fugiram para Santa Cruz e que têm envolvimento com uma facção criminosa”, declarou o representante do Ministério Público, responsável pela denúncia do caso e pela acusação, em, plenário.

A defesa do réu Graxa, que seria feita pela defensora pública Luciana Artus Schneider, ficou a cargo do advogado Renan Hart da Rosa. Já Kiko foi defendido pelo advogado Carlos Heitor de Azeredo. Os trabalhos foram presididos pelo juiz João Francisco Goulart Borges, que ao final da sessão leu a sentença.

Os réus, que estavam recolhidos na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), voltaram para aquela casa prisional. Graxa foi condenado a 13 anos e 7 meses de reclusão em regime fechado e Kiko, a 19 anos de reclusão em regime fechado.

Denúncia

A denúncia do promotor Pedro Rui da Fontoura Porto disse que a dupla, por volta do meio-dia de 19 de abril de 2016, assaltou o condutor de um VW Fox, em uma estrada que liga o bairro Universitário à RSC-453. Armados, os dois indivíduos tiraram a vítima do carro e a colocaram no porta-malas, seguindo em direção ao centro da cidade.

Quando andavam pela rua Salvador Stein Goulart, próximo da Alliance One, um dos ocupantes do carro desferiu tiros contra um ciclista, mas ele conseguiu escapar sem ser atingido. No entanto, um dos tiros atingiu o pé de um homem que passava pelo local, também em uma bicicleta. Ele foi socorrido e recebeu atendimento médico. Neste momento, segundo a denúncia, havia uma terceira pessoa no Fox, mas ela não foi identificada.

O veículo seguiu até Linha Tangerinas, onde os denunciados pararam e mandaram o dono do veículo sair do porta-malas. Ele foi atingido por três tiros, mas sobreviveu. A vítima foi socorrida pelo Samu e conforme o promotor Pedro Porto, ficou impossibilitado de trabalhar por mais de um mês. O Fox foi localizado na noite do mesmo dia, abandonado em Santa Cruz do Sul.

Próximos

Outras duas sessões estão agendas para serem realizadas este mês. No dia 18, a partir das 13h, o corpo de jurados analisa uma tentativa de homicídio praticada no centro de Venâncio. O réu é Gabriel Luís Severo, o Biel, 24 anos, que terá em sua defesa a defensora pública Luciana Artus Schneider. O réu foi ferido a tiros, mas sobreviveu.

O terceiro julgamento do mês se realiza no dia 23, a partir das 13h. O réu é José Daniel Machado, o Jundiá, 35 anos, que responde pela morte de Daniel da Rosa, praticado na madrugada do dia 11 de março de 2017, na localidade de Linha Sete Léguas, interior de Boqueirão do Leão. A defesa do réu também será feita pela defensora pública.

LEIA MAIS:

notícias polícia Folha do Mate



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido