Quem circula pela cidade já deve ter visto que a empresa DGT, de Novo Hamburgo, está instalando câmeras de monitoramento e leitoras de placas veiculares. A maioria já está nos locais indicados e nos próximos dias serão aferidas por técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e entram em funcionamento. Basicamente, as câmeras e as leitoras de placas auxiliarão muito no trabalho de policiais e agentes de trânsito.
São seis novas câmeras e 11 ‘dedos-duros’. As câmeras serão monitoras na sala existente no quartel da Brigada Militar. Além das novas seis, outras 12 – das 20 que foram instaladas em 2012 – serão consertadas e se somam na vigilância das ruas da Capital do Chimarrão. Atualmente, a empresa Sultel trabalha para recuperar o cabeamento óptico. Depois, fará o restante dos consertos e manutenções.
Os 11 leitores de placas fazem parte do projeto de cercamento eletrônico, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). De acordo com o secretário de Segurança municipal, Dário dos Santos Martins, o cercamento é mais uma ferramenta para auxiliar no combate ao furto e roubo de veículos no Rio Grande do Sul.
Estrategicamente, estes equipamentos foram posicionados nas principais vias de acesso à cidade e rotas de fuga para o interior. “Será possível identificar, através das placas, veículos furtados, roubados, clonados ou que estejam com a documentação em atraso”, explica o secretário.
As imagens vão diretamente para a central de monitoramento, em Porto Alegre, e em 1,8 segundos são repassadas à central existente no Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), em Santa Cruz do Sul, e à central existente na BM local. “E a guarnição mais próxima da infração é acionada para atender a ocorrência”, diz Martins.
Os ‘dedos-duros’ também serão interligados com a Secretaria da Fazenda, que emitirá as multas aos proprietários dos veículos que estiveram em situação irregular e forem flagrados.
FISCALIZAÇÃO
Na sexta-feira, 31, pela manhã, Martins e agentes do Departamento de Trânsito fiscalizaram alguns locais onde já foram instalados os equipamentos e outros que aguardam a instalação. Um dos que está quase pronto é no entrocamento da rua General Osório com a Carlos Wagner. O poste já está ‘chumbado’ na calçada e nos próximos dias será instalada a câmera de monitoramento. Um pouco adiante, já na ERS-422, foram instalados, em locais estratégicos, dois leitores de placas.
No bairro Coronel Brito, a empresa precisou refazer a instalação de um leitor de placas. O poste de concreto foi colocado incorretamente, ‘no meio’ da calçada, fora dos padrões. Não bastasse, quando a calçada foi perfurada, estourou um cano da rede de água, provocando um grande alagamento. “Mas eles já refizeram o serviço e agora está no local certo, pronto para ser aferido”, observou o secretário.