Sistema de videomonitoramento de Venâncio volta a funcionar nos próximos dias

-

Quem circula pela cidade já deve ter visto que a empresa DGT, de Novo Hamburgo, está instalando câmeras de monitoramento e leitoras de placas veiculares. A maioria já está nos locais indicados e nos próximos dias serão aferidas por técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e entram em funcionamento. Basicamente, as câmeras e as leitoras de placas auxiliarão muito no trabalho de policiais e agentes de trânsito.

São seis novas câmeras e 11 ‘dedos-duros’. As câmeras serão monitoras na sala existente no quartel da Brigada Militar. Além das novas seis, outras 12 – das 20 que foram instaladas em 2012 – serão consertadas e se somam na vigilância das ruas da Capital do Chimarrão. Atualmente, a empresa Sultel trabalha para recuperar o cabeamento óptico. Depois, fará o restante dos consertos e manutenções.

Os 11 leitores de placas fazem parte do projeto de cercamento eletrônico, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). De acordo com o secretário de Segurança municipal, Dário dos Santos Martins, o cercamento é mais uma ferramenta para auxiliar no combate ao furto e roubo de veículos no Rio Grande do Sul.

Estrategicamente, estes equipamentos foram posicionados nas principais vias de acesso à cidade e rotas de fuga para o interior. “Será possível identificar, através das placas, veículos furtados, roubados, clonados ou que estejam com a documentação em atraso”, explica o secretário.

As imagens vão diretamente para a central de monitoramento, em Porto Alegre, e em 1,8 segundos são repassadas à central existente no Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), em Santa Cruz do Sul, e à central existente na BM local. “E a guarnição mais próxima da infração é acionada para atender a ocorrência”, diz Martins.

Os ‘dedos-duros’ também serão interligados com a Secretaria da Fazenda, que emitirá as multas aos proprietários dos veículos que estiveram em situação irregular e forem flagrados.

FISCALIZAÇÃO

Na sexta-feira, 31, pela manhã, Martins e agentes do Departamento de Trânsito fiscalizaram alguns locais onde já foram instalados os equipamentos e outros que aguardam a instalação. Um dos que está quase pronto é no entrocamento da rua General Osório com a Carlos Wagner. O poste já está ‘chumbado’ na calçada e nos próximos dias será instalada a câmera de monitoramento. Um pouco adiante, já na ERS-422, foram instalados, em locais estratégicos, dois leitores de placas.

No bairro Coronel Brito, a empresa precisou refazer a instalação de um leitor de placas. O poste de concreto foi colocado incorretamente, ‘no meio’ da calçada, fora dos padrões. Não bastasse, quando a calçada foi perfurada, estourou um cano da rede de água, provocando um grande alagamento. “Mas eles já refizeram o serviço e agora está no local certo, pronto para ser aferido”, observou o secretário.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido