Soldado Assunção ministra curso do Proerd em Rondônia

-

Lá se vão 15 anos como instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o soldado Moisés Bica de Assunção recorda bem das primeiras turmas que formou em Venâncio Aires. Os anos passaram, ele se formou na primeira turma de mentores Proerd do Estado, em 2007, e na semana passada recebeu um convite especial: será o único representante do Sul do Brasil em um curso que será ministrado na próxima semana, em Rondônia, no extreno Norte do país.

Entusiasta do Programa, aos 41 anos e 17 de Brigada Militar, o soldado Assunção se orgulha de ter participado diretamente da formação de mais de 9 mil alunos. No total, desde que o Proerd funciona na Capital do Chimarrão, a partir de 2002, mais de 10 mil alunos aprenderam a dizer não às drogas e ficar longe de ambientes violentos.

As primeiras turmas que formou, das escolas 11 de Maio, Crescer e Zilda de Brito Pereira, foi em julho de 2005. Assunção recorda do primeiro dia que entrou em uma sala de aula para dar início à sua trajetória no Proerd. “Foi no dia 25 de abril de 2005, na época em que o Programa tinha 17 lições. Hoje são dez”, observa.

Passados 15 anos, Assunção se orgulha de ter orientado milhares de jovens e ter formado cidadões.


“O Proerd é o melhor programa de prevenção do mundo, apresentado em 58 países com a mesma linguagem.”

Moisés B. de Assunção – Mentor Proerd


ATUALIZAÇÃO

Em 2014, durante um curso de formação de sargentos, em Montenegro, o soldado Assunção conheceu o então major Jairo, que é de Pernambuco. Na semana passada, o agora tenente coronel Jairo convidou Assunção para participar do Curso de Atualização dos Mentores Proerd, que se realiza de 16 a 22 de dezembro, em Rondônia.

Assunção já está com a mala pronta e as passagens reservadas e embarca no sábado, 14. Ele será responsável por uma das turmas e repassará lições sobre o Proerd Pais. “É uma modelagem para eles saberem dar aulas sobre o tema”, explicou.

De acordo com o mentor Proerd, o curso é bastante ‘puxado’, formado por um facilitador (coordenador), um pedagogo e seis mentores, sendo cada um responsável por seis ‘alunos’. As lições são diárias e começam às 7h30min e se estendem até as 22h.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido