Foi realizada na tarde da quinta-feira, 3, a formatura de 473 servidores penitenciários, que vão atuar em estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul.
A solenidade, que marca o encerramento do 32º curso de formação profissional de agentes penitenciários e do 4º curso de formação profissional de agentes penitenciários administrativos, foi realizada no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre, com a presença do governador em exercício e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.
Os 373 agentes penitenciários e 100 agentes penitenciários serão lotados nas dez regiões penitenciárias do Estado, conforme necessidade da administração.
Segundo a Amapergs Sindicato, a defasagem no sistema penitenciário oscila em torno de 4 mil servidores. A Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) poderá receber quatro agentes femininas, já que não foram abertas vagas para agentes do sexo masculino.
Bem colocado
Um dos formandos é o vereador Ezequiele Sthal. Ele ficou na quarta posição, entre os 373 agentes que se formaram hoje. Por isso, pode escolher aonde seria lotado e escolhe o Presídio Estadual de Lajeado. Os demais agentes penitenciários masculinos serão designados para atuar em casas prisionais de Porto Alegre e Charqueadas.
Sobre o fato de ter escolhido a casa prisional de Lajeado, explicou que não foram abertas vagas masculinas para a Peva.
Conforme Sthal, ele seguirá normalmente no mandado de vereador e não pretende abandonar a política.