Menos de 20 horas depois de ser preso em flagrante pela Brigada Militar, suspeito da autoria de dois arrombamentos seguidos de furtos, o mesmo indivíduo voltou a ser flagrado por uma guarnição. E a exemplo da prisão da tarde da quinta-feira, 13, no flagrante da sexta-feira ele também estava de posse de mercadorias furtadas. Só que desta vez, o delegado Vinícius Lourenço de Assunção o autuou em flagrante e o encaminhou à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).
Nas ações da quinta e da sexta-feira, imagens de câmeras de segurança mostram a ação do ladrão. Ele abre com extrema habilidade as portas de vidro dos estabelecimentos, invade os locais e, calmamente, escolhe o que vai levar.
Na loja invadida por volta das 3h45min da sexta-feira, as imagens mostram uma pessoa bastante calma e que escolhe o que quer furtar. “Ele até experimenta os pares de tênis que vai levar”, comentou o soldado Tiago Muniz, um dos responsáveis pela prisão do suspeito, um rapaz de 26 anos.
As imagens das câmeras do estabelecimento – uma loja localizada na rua Voluntários da Pátria, quase esquina com a Tiradentes -, mostram o rapaz escolhendo, além dos pares de tênis, os moletons e os bonés que iria levar. “E reconhecemos ele pelas tatuagens e pela maneira de agir”, explicou o soldado Muniz.
De acordo com o proprietário do estabelecimento, foram furtados 14 pares de tênis, dez moletons, nove bonés, uma calça de brim e um skate. O prejuízo, informou a vítima, foi de R$ 10.234.
Ao ser preso ontem, pouco antes do meio-dia, no bairro Gressler, bem perto de onde foi capturado na quinta-feira, o suspeito vestia e calçava roupas, um boné e um par de tênis furtado na loja. Ainda com ele foram apreendidos outro par de tênis, mais um boné e o skate. O restante da mercadoria não foi localizada.
Ao comentar a prisão do suspeito da autoria dos três furtos, o delegado Vinícius disse que o autuou em flagrante e o encaminhou à penitenciária. “E espero que fique lá”, disse.
“A prisão de hoje mostra a importância dos estabelecimentos manterem câmeras de segurança, pois nos auxiliam muito na identificação dos suspeitos.”
MICHELE DA SILVA VARGAS
Capitão, comandante da 3ª Companhia
Saiba mais
Na madrugada da quinta-feira, dois estabelecimentos foram arrombados, no centro de Venâncio Aires. Em um deles, na rua Júlio de Castilhos, o ladrão furtou bombas de chimarrão, facas e outros apetrechos da cultura gaúcha. No outro, um restaurante da rua Tiradentes, ele levou dois notebooks, um Iphone e outras mercadorias de menor valor. Por volta das 16h daquele dia o suspeito foi abordado e preso em frente a uma ‘boca de fumo’, no bairro Gressler.
Com ele foram apreendidos uma faca, uma chaira, duas bombas e o Iphone, além de uma porção de maconha. Questionado, indicou aonde estava outra parte do material furtado, sendo recuperados outras duas facas e quatro bombas para chimarrão. Os dois notebooks não foram encontrados. O rapaz de 26 anos, reconhecido pelas vítimas através das imagens das câmeras de segurança, foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e como não havia situação de flagrância, foi ouvido e liberado. Menos de 20 horas depois, voltou a ser preso, suspeito da autoria de um crime idêntico.