Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que Venâncio Aires está entre as 50 cidades do Estado em que acontece o maior número de furtos. Oficialmente, são 544 casos registrados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), entre janeiro e novembro deste ano, mas as autoridades acreditam que estes números são bem maiores.
Apesar dos números altos, este é o menor índice registrado pela Secretaria desde o ano de 2002, quando aconteceram 850 furtos. No ano passado, por exemplo, foram registrados 802 furtos em Venâncio, contra 706 de 2017, 734 do ano anterior e 801 em 2015. O ano com maior número de casos neste período – e que chegaram ao conhecimento da Polícia Civil – foi em 2007, com 1.333 registros.
Em Venâncio Aires, assim como em Porto Alegre – onde se registrou o maior número de furtos este ano, com um total de 22.988 no período -, os celulares são os mais visados. Mas a relação de produtos ‘levados’ pelos ladrões passa por bicicletas, botijões de gás, televisores, notebooks, motosserras, entre outros.
A Capital Nacional do Chimarrão aparece na 45ª posição, atrás de Torres, no Litoral Norte, que contabiliza 545 furtos registrados na DPPA. Na região, Santa Cruz do Sul aparece na 12ª posição, com 1.573 furtos registrados; e Lajeado ocupa a 26ª colocação, com 813 registros.
Se levado em consideração o número de habitantes, Venâncio registra bem menos furtos que a vizinha Lajeado, já que a diferente populacional oscila em torno de 7 mil habitantes. São pouco mais de 71 mil moradores em Venâncio, contra 78 mil de Lajeado. O que difere é a área urbana, onde a Capital do Chimarrão tem cerca de 35% de moradores no interior, contra praticamente zero de Lajeado.
Baseados nos números de Venâncio, quer dizer que são praticados 1,6 furtos por dia. Na área urbana, o celular, seguido das bicicletas, são os produtos mais visados, equanto que na rural, as motosserras e roçadeiras são os utensílos mais furtados. Nesta estatística da SSP não estão contabilizados os arrombamentos, quando os ladrões precisam romper obstáculos para entrar nos locais e praticar os furtos.
Ao todo, foram 544 furtos simples praticados em Venâncio Aires, entre os meses de janeiro e novembro deste ano. Desde 2002, segundo a Secretaria de Segurança Pública, este é o ano com o menor número deste tipo de ocorrência. No período, o ano com maior número de casos foi de 2007, com 1.333 furtos registrados.
DADOS GERAIS
Os indicadores criminais da SSP revelam que entre janeiro e novembro foram registrados 15 abigeatos, 55 furtos de veículos e outros 27 roubos de veículos. Também mostra que 86 pessoas foram assaltadas e 106 foram vítimas de estelionato. Os órgão de segurança (principalmente a Brigada Militar), detiveram 70 pessoas por posse de entorpecentes e prenderam 73 por tráfico de drogas.
*Colaborou Ana Carolina Becker