Venâncio registra queda de 55% nos crimes violentos no ano

-

Venâncio Aires registrou uma queda considerável no número de vítimas de homicídios entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com igual período do ano passado. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e mostram uma queda de 55,5% na Capital do Chimarrão. No Estado, a redução é de 14,9% no mesmo período. Já a comparação entre setembro deste ano e setembro do ano passado mostra uma alta de 12,6% nas mortes violentas no Estado. Venâncio não registrou homicídios em setembro do ano passado e nem neste ano.

Conforme os números da SSP, foram 1.377 vítimas no ano passado, contra 1.172 nos nove primeiros meses deste ano no RS, uma retração de 14,9%. Na Capital do Chimarrão, foram nove casos no ano passado, contra quatro deste ano. No acumulado do ano, o município, contabiliza cinco mortes violentas.

A última foi registrada na madrugada do domingo passado, 10. Deives Marcelo França dos Santos, 29 anos, foi executado com cerca de dez tiros disparados, segundo a Polícia Civil, de uma pistola calibre 380. Ele estava dentro da casa onde morava, em Linha Coronel Brito, quando o local foi invadido por dois indivíduos.

A Polícia Civil investiga o caso e segundo o delegado Felipe Staub Cano, tudo leva a crer que se trata de um crime passional. Os agentes descobriram que havia uma mulher na casa com o homem que foi executado.

Latrocínios

Nos roubos com morte, o resultado no RS é similar aos dos homicídios – alta em setembro, mas sem alterar a tendência de queda no acumulado desde o início de 2021. Foram dois latrocínios a mais no mês em relação aos quatro registrados em 2020 (50%), enquanto que na soma desde janeiro, o número passou de 52 no ano passado para 50 neste ano.

De acordo com o vice-governador e secretário da SSP, delegado Ranolfo Vieira Júnior, a maioria dos seis latrocínios verificados no Estado estão com suspeitos presos ou autoria já identificada. No caso de maior repercussão, o da morte de uma jovem de 20 anos durante um roubo a pessoas que aguardavam em uma parada de ônibus na Zona Sul da Capital, no dia 23 de setembro, a elucidação ocorreu em menos de uma semana, com a identificação da dupla de assaltantes e de uma comparsa.

A mulher de 32 anos, que dirigia o veículo utilizado na fuga, foi detida em Porto Alegre cinco dias após o crime. Dos dois foragidos, o primeiro foi preso em abordagem policial no último dia 7, na zona norte da Capital; e o segundo, na terça-feira, 12, no município de São Nicolau, na região Noroeste do RS.

Em Venâncio Aires, o último caso de latrocínio foi registrado na noite do dia 10 de março de 2018, em Vila Palanque. Dois suspeitos do crime foram presos em flagrante.

Feminicídios

Em relação aos crimes de feminicídio, o Estado aponta uma elevação de 26% nos nove meses deste ano. Foram 78 mortes de mulheres, contra 62 do mesmo período do ano passado.

Venâncio Aires registrou a morte de uma mulher este ano, mas não se trata de feminicídio. O último crime do gênero foi em janeiro do ano passado.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido